Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Regata mais longa da temporada motiva tripulações

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Regata mais longa da temporada motiva tripulações

29/11/2013
Compartilhar

Depois de mais de 20 regatas disputadas desde abril, chega o momento decisivo da Copa Suzuki Jimny. Neste sábado, 30 de novembro, são esperados 40 barcos na Regata Volta à Ilha - Sir Peter Blake, tradicional travessia incluída na quarta e última etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A largada para o percurso de cerca de 40 milhas náuticas será ao meio-dia. Os veleiros com menos de 30 pés correm uma prova mais curta no Canal de São Sebastião, a partir das 13h.

A Regata Volta à Ilha, em homenagem ao velejador neozelandês Peter Blake, duas vezes campeão da America’s Cup, abre a etapa decisiva, que terá os quatro últimos dias de disputa na temporada: 30 de novembro, 1º, 7 e 8 de dezembro, com sede no Yacht Club de Ilhabela. Além de impor às tripulações o desafio de superar a maior distância de uma prova da competição, a Volta à Ilha oferece uma visão privilegiada das praias e enseadas da costa de Ilhabela voltada para o mar aberto, muitas delas acessíveis apenas por rota marítima.

As dificuldades mescladas às belezas naturais provocam uma emoção única, até nos mais experientes velejadores. "Estou superanimado. O lado de fora da ilha possui uma paisagem que raramente temos a oportunidade de contemplar. E o mais importante é que estamos disputando o pódio", relata o bicampeão pan-americano da classe Lightning, Mário Buckup, tático do veleiro Maria Preta, terceiro colocado na RGS A após três etapas. O líder da classe é o veleiro Jazz, de Valéria Ravani, seguido pelo veleiro Urca, barco da BL3 Escola de Iatismo, comandado por Pedro Rodrigues.

Buckup correu durante toda a temporada, inclusive a Semana de Vela de Ilhabela, com a tripulação do barco do Ubatuba Iate Clube, comandada por Alberto Barreti. Espera agora, encerrar o ano em grande estilo. "Contornar Ilhabela na última etapa do campeonato é uma ótima maneira de concluirmos a nossa campanha oceânica. Cruzar a linha de chegada depois de nove ou dez horas de regata é muito emocionante," comenta.

A Volta à Ilha vai reunir as embarcações das classes ORC, RGS, C30 e IRC, enquanto os HPE 25, maior flotilha do campeonato e os menores de 30 pés fazem uma regata barla-sota (percurso demarcado por duas boias). A previsão é de que o vento esteja na direção sul, o que permitiria à Comissão de Regatas montar a largada em frente ao Yacht Club de Ilhabela e fazer a chegada na Ponta das canas, após o contorno da ilha no sentido anti-horário. A intensidade deve ser média, em torno de 10 nós (18km/h). No domingo, muda para sueste e a velocidade deve aumentar de acordo com o site Tempo OK.

Em 2012, o Fita Azul da regata "Volta à Ilha - Sir Peter Blake", válida pela 12ª edição da Copa Suzuki Jimny, foi o veleiro Lexus/Chroma, de Santos, com o tempo de 9h51m05, seguido pelo Loyal, com o Montecristo em terceiro lugar no tempo real. Neste ano, o Lexus /Chroma é o segundo da classe ORC, atrás do Tangaroa, enquanto o Loyal lidera a C30. Os três primeiros da HPE são: Relaxa Next/Caixa, Ginga e SER Glass.

Pontuação acumulada após três etapas (considerando-se os descartes)
ORC
1º - Tangaroa (James Bellini) - 11 pontos perdidos
2º - Lexus/Chroma (Luiz de Crescenzo) - 17 pp
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo S. Silva) - 27 pp

C30
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 14 pp
2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 27 pp
3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 39 pp

HPE
1º - Relaxa Next/Caixa (Tomas Mangabeira) - 33 pp
2º - Ginga (Breno Chvaicer) - 41 pp
3º - SER Glass (Marcelo Bellotti) - 50 pp

RGS A
1º - Jazz (Valéria Ravani) - 14 pp
2º - Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 31pp
3º - Maria Preta (Alberto Barreti) - 34 pp

RGS B
1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 12,5 pp
2º - Suduca (Marcelo Claro) - 18 pp
3º - Kanibal (Martin Bonato) - 22,5 pp

RGS C
1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 11 pp
2º - Ariel (Andreas Kugler) - 20 pp

RGS Cruiser
1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 12 pp
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 19 pp
3º - Brazuca (José Rubens Bueno) - 28 pp

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Eduardo Grigaitis/Balaio