Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny – Segunda etapa da competição teve início no último final de semana

Notícias

Copa Suzuki Jimny – Segunda etapa da competição teve início no último final de semana

28/05/2012
Compartilhar

Rápidos e competitivos, os veleiros one-design que correm a segunda etapa da Copa Suzuki Jimny podem até ser comparados com algumas categorias do automobilismo. Como seguem uma única regra, quase idênticos e são desenvolvidos pelo mesmo fabricante, os resultados nas classes HPE e C30 são conhecidos na hora, quando os veleiros cruzam a linha de chegada, diferentemente das categorias que necessitam de rating para apontar o ganhador como ORC e BRA-RGS. Cabe às tripulações investirem em treinamento e acertarem a melhor regulagem para o tipo de evento. Mais antiga, a HPE levou 20 barcos ao Warm Up neste fim de semana e contou com duelos equilibrados. Já a novata C30 teve três veleiros na flotilha e a estreia do Loyal, de Marcelo Massa, tio do piloto de Fórmula 1, Felipe Massa.

"É um barco rápido e com tecnologia envolvida, o que automaticamente a gente associa à F1. É uma classe mais emocionante e mais fácil para as pessoas entenderem por causa das regras", relata Massa, que estreou o novo C30 na Copa Suzuki Jimny, no sábado (26).

No domingo (27), Marcelo Massa assistiu parte da corrida de Mônaco pela TV antes de colocar o veleiro de 30 pés nas águas de Ilhabela. O sobrinho levou sua Ferrari à sexta colocação na prova mais charmosa da Fórmula 1. Assíduo fã da categoria, o comandante do Loyal revela que há semelhanças entre a vela de oceano e o automobilismo. "Sempre acompanhei a F1 acordando cedo para assistir a corrida. Temos um motivo a mais agora", relata o comandante que irá aos GPs da Alemanha e da Hungria, após a Rolex Ilhabela Sailing Week.

O Loyal, assim como a Ferrari, conta com especialistas para fazer as máquinas funcionarem melhor e mais rápidas. Os escalados são velejadores olímpicos e pan-americanos de ponta como Alexandre Paradeda, Gustavo Thiesen e André 'Bochecha' Fonseca. Esse último correu a Volvo Ocean Race, batizada de Fórmula 1 dos mares. "É um barco que segue a mesma linha dos da Volta ao Mundo e foi projetado por um campeão (Horácio Carabelli). O C30 tem um sistema onde o hélice levanta e evita atrito, deixando o veleiro ainda mais rápido", acrescenta Bochecha, que foi contratado para treinar a tripulação e fazer os últimos ajustes.

Outro que leva sua experiência de classes olímpicas é o proeiro Gustavo Thiesen. Recentemente, ao lado de Fábio Pillar, o gaúcho fez campanha olímpica na 470, mas não conseguiu a vaga. "O importante é ficar ativo e velejar sempre que puder. Correr na C30 é importante para aprender novas manobras e táticas. Além disso, estamos sempre perto de atletas de nível, o que ajuda na minha categoria".

No Warm Up, o Loyal (Marcelo Massa) venceu todas as cinco regatas disputadas. Na raia correrem ainda o Barrucada/Matrix (Humberto Diniz) e o +Realizado (José Apud).

HPE lotada

Nas disputas de HPE em Ilhabela, as regatas foram definidas no finalzinho. Nenhum barco conseguiu vantagem folgada nesse Warm Up. Entre os 20 da flotilha, a liderança está com o Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer) empatado com o Relaxa Next (Eduardo Mangabeira). O Ginga (Breno Chvaicer) caiu para terceiro lugar. A segunda etapa da Copa Suzuki Jimny é importante no calendário, já que é um teste de luxo para a Rolex Ilhabela Sailing Week, que ocorre em julho, no mesmo Yacht Club de Ilhabela.

"O objetivo é manter uma boa média no próximo fim de semana e tentar sair com o título do Warm Up. A competição é sempre muito equilibrada e os resultados precisam ser bons em todas as provas", explica Maurício Santa Cruz, que é bicampeão pan-americano de J/24 e integrante do Relaxa Next.

As regatas deste domingo foram disputadas com ventos variando de 8 a 12 nós e temperatura máxima na casa dos 27 graus. "É prazerosa a competição, já que são muitos barcos da classe na água e todos são iguais. O objetivo é velejar direitinho e cometer a menor quantidade de erros para continuar na proa", relata Júlio Cechetto, comandante do SER Glass 10 anos.

Mais resultados

Na ORC, o Tomgape (Ernesto Breda) lidera com apenas cinco pontos perdidos em quatro regatas. Atrás vem o Tembó Guaçu com 10 perdidos. A liderança da BRA-RGS A está com o Jazz (Valéria Ravanni). Na subdivisão B, o Nomad (Márcio Dottori) venceu três das quatro provas do calendário. Na C, destaque para o Rainha (Leonardo Pacheco). Na Cruiser, o melhor do Warm Up é o Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) com 100% de aproveitamento em quatro regatas.

Resultados acumulados do Warm Up:

ORC após quatro regatas

1º - Tomgape (Ernesto Breda) - 5 pp pontos perdidos (2+1+1+1)
2º - Tembó Guaçu (Marcelo Massa) 10 pp - (3+3+2+2)
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 11 pp (1+4+3+3)

HPE após cinco regatas e um descarte

1º - Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer) - 10 pp (1+7+2+5+2)
2º - Relaxa Next (Eduardo Mangabeira) 10 pp (3+1+8+2+4)
3º - Ginga (Breno Chvaicer) - 12 pp (2+3+3+4+15)

BRA-RGS A após quatro regatas

1º - Jazz (Valéria Ravanni) 9 pp (1+4+1+3)
2º - Fram (Felipe Aidar) 10 pp (2+1+5+2)
3º - Jylic II (Martin Bonato) 11 pp (4+3+3+1)

BRA-RGS B após quatro regatas

1º - Nomad (Márcio Dottori) 6 pp (3+1+1+1)
2º - Asbar II (Sérgio Keplacz) 8 pp (1+3+2+2)
3º - Anequim (Paulo de Moura) 14 pp (2+2+7+3)

BRA-RGS C após quatro regatas

1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 6 pp (2+1+2+1)
2º - Ariel (Luis Pimenta) - 8 pp (3+2+1+2)
3º - Conquest (Marco Hidelgo) 14 pp (1+5+5+3)

BRA-RGS Cruiser após quatro regatas

1º - Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 4 pp (1+1+1+1)
2º - Cocoon (Marcelo Cagiano) - 12 pp (5+3+2+2)
3º - Pirajá (Rubens Bueno) - 14 pp (2+2+6+4)

C30 após cinco regatas

1º - Loyal (Marcelo Massa) - 5 pp (1+1+1+1+1)
2º - Barrucada/Matrix (Humberto Diniz) 11 pp (2+3+2+2+2)
3º - +Realizado (José Apud) - 14 pp (3+2+3+3+3)

 

Veja fotos Copa Suzuki Jimny - XII Circuito Ilhabela Vela Oceânica (2ª Etapa)

 

 

Fonte: ZDL
Foto: Bombarco