Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cruzeiro a Itapuã reúne 85 embarcações gaúchas

Notícias

Cruzeiro a Itapuã reúne 85 embarcações gaúchas

30/07/2013
Compartilhar

No último fim de semana, 27 e 28 de julho, foi realizado o Cruzeiro a Itapuã, que reuniu mais de 250 navegadores gaúchos em 85 lanchas, veleiros e trawlers para celebrar os 40 anos do Parque Estadual de Itapuã, em Viamão (RS).

O sábado, dia da partida, amanheceu com condições perfeitas de navegabilidade, o que permitiu a maioria dos participantes nem esperassem a largada oficial, às 10h30, em frente ao clube, Baía do Guaíba. As embarcações vindas dos clubes Veleiros do Sul (VDS), Iate Clube Guaíba, Clube dos Jangadeiros, Sava Clube, Marina do Lessa, Marina da Conga, Clube Navegantes São João e Pier 340 povoaram a enseada na Praia das Pombas na chegada ao Parque Estadual de Itapuã.

Após o fundeio, botes fizeram o desembarque dos participantes que puderam confraternizar em um churrasco preparado pelos funcionários do VDS. Após o almoço, o gestor do parque, Carlos Alberto Saraiva Mancio, convidou os participantes a percorrerem uma das trilhas do Parque, a Trilha da Onça, com uma distância de 1.600 m, onde foi possível acompanhar o trabalho de preservação no local, fruto do trabalho de guias, ecologistas e biólogos.

Após um belo pôr-do-sol, o dia encerrou com distribuição de quentão e caldinho de feijão para aquecer e aguardar o show acústico da banda formada por associados na Confraria da Música do VDS, os Pickles. Durante o show, o comodoro do Veleiros do Sul, Cícero Hartmann, pediu a palavra para agradecer a gestão do parque, os organizadores e a todos os participantes pelo sucesso do evento. "É uma alegria para o nosso clube ter reunido tantos amigos em um evento exclusivo, em um lugar único como o Parque Estadual de Itapuã, onde pudemos celebrar com nossas famílias o prazer de boa navegada e o contato intenso com a natureza", disse.

No domingo de manhã as tripulações que pernoitaram no parque acordaram cedo para o retorno e ainda puderam fazer mais uma trilha, desta vez com uma atividade de catação de lixo na Praia da Onça. Com a colaboração dos botes do parque, foi feito o embarque para os veleiros e lanchas que tomaram o rumo de volta a Porto Alegre.

Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Comunicação do Veleiros do Sul
Fotos: Ane Meira/VDS