Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Dessalinizador de água para barcos: Água doce à vontade para toda tripulação

Notícias

Dessalinizador de água para barcos: Água doce à vontade para toda tripulação

29/12/2013
Compartilhar

Dessalinizador de água para barcos: Água doce à vontade para toda tripulação

 

 

Ficar sem água doce no barco pode acabar com qualquer passeio, mas regular demais o consumo de água da tripulação para evitar voltar à marina para reabastecer também não fará bem ao clima a bordo e vai gerar custos bastante variáveis com o combustível e um tempo que pode valer bastante. Para evitar problemas de abastecimento de água, uma solução é a instalação de um dessalinizador, equipamento que transforma a água salgada do mar em água potável através da osmose reversa, processo físico químico que filtra o sal e as impurezas da água.

Para saber mais sobre o equipamento, conversamos com o profissional da área Humberto Reis, proprietário e fundandor da Indústria H-Tec com mais de 10 anos de experiência e é especializado na fabricação do dessalinizador Acqua, um equipamento de fabricação nacional que utiliza componentes importados de alta qualidade (Du Pont), e explica todas as vantagens, economias e benefícios que você obtém ao optar por ter um dessalinizador na sua lancha ou veleiro.



Benefícios dos Dessalinizadores

 

Os benefícios de um dessalinizador vão depender de caso a caso, em linhas gerais são úteis e as vezes necessários. Recentemente a equipe do Bombarco visitou um navio da marinha e lá tinha um dessalinizador de grandes proporções para abastecer toda a tripulação. Segundo o comandante do navio, é impossível não ter esse equipamento a bordo, já imaginou eles estando em uma ação de resgate e tiverem que voltar para buscar água em terra?

 

A mesma situação acontece com as embarcações, segundo Reis, o cálculo varia muito e sempre está relacionado ao uso de água doce a bordo. “Às vezes a água de um barco de 40 pés com 400 litros de tanque de água doce acaba em 1 dia e a distância para abastecimento é de uma hora de deslocamento de ida e mais 1 hora de deslocamento de volta, ou seja, duas horas navegadas consumirá cerca de 200 litros de combustível, fora o custo que se perde do tempo do passeio. Quanto maior a lancha mais evidente a necessidade,” explica Reis. 

 

Preço

 

O preço aproximado para instalar o dessalinizador em uma lancha ou um veleiro inicia em 60 mil reais e varia de acordo com a capacidade de litros por hora, atualmente a Indústria H-Tec fabrica 3 modelos que geram 120 litros hora, 240 litros hora, 480 litros hora.

 

 

Como avaliar um dessalinizador

 

Depois de escolher o modelo ideal é importante se atentar se os componentes são adequados para a embarcação, os melhores são produzidos com aço inox e alumínio e pintura em PU.

 

Segundo Reis, um dos diferenciais dos dessalinizadores Acqua são os Displays repetidores de 3,5 polegadas que permite o monitoramento e acompanhamento do funcionamento do equipamento no interior do barco. É importante avaliar também sobre as automações e sensores que liberam o uso da água potável, a programação de quantidade de litros produzidos e se possuem o esterilizador Ultra Violeta.  

 

 

Instalação e manutenção

 

A instalação do dessalinizador em um barco é simples e rápida, pois o equipamento é modelar, ou seja, é possível distribuir os componentes em áreas livres da casa de máquinas. Além disso, o equipamento precisa de um gerador, uma saída de água salgada e uma ligação com o tanque de água doce. A própria revenda faz a instalação e o preço do serviço depende diversos fatores, como tamanho, tipo, localização do barco etc.

 

Assista o vídeo completo onde Marcio Ishihara conversa com Humberto Reis e juntos explicam o sistema.

 

 

 

 

 

Contato H-Tec

 

Site: htecnauticarefrigeracao.negoci.site

 

Telefone: (24) 3371-1421

 

Instagram: @htecnautica

 

 

Redação: Bombarco