Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Dezenas de pinguins são encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram)

Notícias

Dezenas de pinguins são encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram)

04/07/2011
Compartilhar

Técnicos e estagiários do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) do Museu Oceanográfico da Furg, localizado na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, estão mobilizados no tratamento das dezenas de pinguins sujos de óleo que estão no local.

Com a chegada de 91 animais recentemente, chegou a 139 o número de pinguins em tratamento no Cram. Em torno de 10 pessoas, entre técnicos e estagiários encaminhados por universidades da região, atuam, diariamente, nas atividades de recuperação dessas aves.

Esses animais foram encontrados desidratados e desnutridos na beira da praia na região de Mostardas, de São José do Norte, Cassino e litoral norte. Para reabilitação, eles são submetidos a exames e recebem hidratação e alimentação. Também recebem banho superficial, com água morna, para retirada de fezes das penas, e são mantidos sob lâmpadas infravermelhas para secagem e aquecimento.

Assim que estiverem mais fortes, os pequenos animais serão submetidos a banho com detergente neutro para retirada do petróleo de suas plumagens. De acordo com a Furg, não há informações sobre a origem do óleo que os atingiu, mas a suspeita é de que o produto tenha sido liberado por embarcações durante operação clandestina de troca de combustível.

No outono, os pinguins-de-Magalhães saem de suas colônias de reprodução, localizadas na Patagônia, e vêm para a costa do Brasil em busca de alimento. Durante o deslocamento, são afetados por manchas de óleo no mar. Além dos que foram encontrados petrolizados e vivos, também foram encontradas diversas dessas aves mortas e cobertas de óleo.

Redação: Bombarco
Fonte: www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=13757
Foto: Deyver Dias