Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Encontro do Programa de Capacitação e Inovação da Industria Náutica aconteceu da última terça-feira

Notícias

Encontro do Programa de Capacitação e Inovação da Industria Náutica aconteceu da última terça-feira

06/09/2012
Compartilhar

Nesta terça-feira, dia 04 de setembro, os estaleiros náuticos participantes do programa de capacitação e inovação da indústria náutica (PCIN 2012 - Programa de Capacitação e Inovação da Indústria Náutica)  do SEBRAE/RJ, estiveram reunidos na sede da ACOBAR (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Seus Implementos) para tratar de temas relativos a suprimentos de elementos de fixação e soluções em aço inox.

O encontro ocorreu no âmbito do Observatório Tecnológico Náutico, ambiente colaborativo estruturado pela ACOBAR e pelo SEBRAE para que novos e potenciais fornecedores compartilhem novas especificações e projetos de desenvolvimento de novos suprimentos, permitindo que os médios e pequenos estaleiros passem por um processo de monitoramento e antecipação de soluções tecnológicas vindas de setores próximos como, por exemplo, o naval e offshore.

No encontro desta 3ª feira, o convidado foi o Eng. Rodolpho Georg Filho que apresentou ao grupo presente, novidades como os estojos com bitolas a partir de 1/2", produzidos em aço liga temperados e revestidos, bem como algumas tendências já observadas na indústria naval, e com potencial de absorção na indústria náutica, tais como os elementos de fixação em AISI 302HQ, inoxidáveis com comprovado desempenho em processos de estampagem e elevada resistência à oxidação.

Estavam presentes neste encontro, os estaleiros fluminenses: Carbrasmar, Lanchas Coral, Lanchas Magis e Victory Yachts; e os fornecedores Bailly Capotaria e VI Fiberglass.

O PCIN integra o Fórum Náutico Fluminense, formado pela ACOBAR, SEBRAE/RJ, Governo do Rio de Janeiro através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis); e conta com a participação do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval) e o Sindicato das Empresas de Marinas (Semar)

 

Redação: Bombarco
Fonte: ACOBAR
Foto: Divulgação