Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Encontro Nautamar Bertioga recebeu mais de 160 pessoas com deficiências diversas para atividades adaptadas

Notícias

Encontro Nautamar Bertioga recebeu mais de 160 pessoas com deficiências diversas para atividades adaptadas

08/04/2010
Compartilhar

A forte chuva que caiu ontem (8) na cidade de Bertioga, no litoral Norte de São Paulo, não atrapalhou o belo evento paradesportivo, o Encontro Nautamar Bertioga, realizado no Cantão do Indaiá com participantes e visitantes da cidade do ABC Paulista, Santo André.

Mais de 160 pessoas participaram das atividades que foram reorganizadas em função do mau tempo. Os serviços planejados foram natação adaptada, vela e caiaque. No entanto os deficientes só puderam realizar banho de mar assistido e brincadeiras em terra.

Segundo o professor José Augusto Coelho Filho, diretor de Assuntos Náuticos de Bertioga, a data havia sido escolhida em função de ser lua de maré baixa:

“O que vimos ontem foi um dia atípico. Não pareceu maré baixa, por isso as atividades foram alteradas visando à segurança dos participantes”, disse o professor Augusto.

Como o evento não transcorreu da forma planejada, a idéia é que outro encontro como esse seja feito, com o público de Santo André, no mês de outubro, durante a semana da criança.

O encontro foi uma realização da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Assuntos Náuticos, vinculada a Secretaria Municipal de Turismo, e da Prefeitura de Santo André.

Alguns participantes utilizam cadeiras de rodas especiais, fornecidas pelo Programa Praia Acessível, uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para entrar na água. Pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, alunos do curso de natação realizado pelo Departamento de Esporte da Prefeitura de Santo André, no Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), estiveram neste encontro inédito.

Redação Bombarco
Fonte Professor José Augusto Coelho Filho
Foto: Marcio Ishihara