Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Extreme Sailing Series encerra etapa carioca

Notícias

Extreme Sailing Series encerra etapa carioca

10/12/2012
Compartilhar

Entre os dias 6 e 9 de dezembro, a cidade do Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez uma etapa do Extreme Sailing Series, o que deve fazer novamente nos próximos três anos, antes de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. No domingo, dia 9, foi decidido o pódio da disputa: The Wave, Muscat ficou com primeiro lugar, seguido, respectivamente, pelos times Omar Air e Groupe Edmond de Rothschild.

The Wave já tinha o primeiro lugar garantido, podendo chegar até na sexta posição da última regata, mas mesmo assim a equipe, comandada por Leigh McMillan, deu o seu melhor e venceu a última disputa. “Nós estamos na Lua”, comemorou McMillan. “Estamos absolutamente emocionados por ganhar aqui no Rio, foi um evento extraordinário. Foi muito acirrado. Foi um enorme trabalho em equipe, os caras foram fantásticos durante toda a temporada e eu sou muito grato a eles”, disse o capitão sobre a vitória com apenas 0.2 pontos de vantagem sobre os segundo colocados franceses do Groupe Edmond de Rothschild. Na classificação geral a equipe francesa ficou com a terceira colocação.

O Oman Air, comandado por Morgan Larson, fez bonito em sua primeira participação no Extreme Sailing Series. O time venceu as etapas de Muscat, Omã e Cardiff, e com o quinto lugar na última regata no Rio, garantiu o terceiro lugar na etapa carioca e o segundo lugar na classificação geral do campeonato.

O time Brasil, que contou com Torben Grael como capitão, terminou em nono lugar, sem entrar para a classificação geral por não ter disputado as outras etapas.

Em sua sexta edição, o Extreme Sailing Series teve 209 regatas, disputadas em sete cidades, durante 11 meses. A edição de 2013 começa em Muscat, Omã, em 5 de março, com oito times, dois deles estreantes.

Classificação

1º - The Wave, Muscat - 76.5 pontos
2º - Oman Air - 65 pontos
3º - Groupe Edmond de Rothschild 64.5 pontos
4º - Red Bull Sailing Team 59 pontos
5º - GAC Pindar 45.5 pontos
6º - SAP Extreme Sailing Team 42 pontos
7º - Alinghi 35.5 pontos
8º - ZouLou 28 pontos

 

Redação Bombarco
Fonte: Extreme Sailing Series
Fotos: Lloyd Images/Extre Sailing Series