Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Extreme Sailing Series: The Wave, Muscat conquista tricampeonato em Florianópolis

Notícias

Extreme Sailing Series: The Wave, Muscat conquista tricampeonato em Florianópolis

18/11/2013
Compartilhar

O Ato 8 Florianópolis da Extreme Sailing Serie, última etapa da temporada de 2013, consagrou a tripulação do The Wave, Muscat como a melhor do mundo nos catamarãs da classe Extreme 40. O britânico Leigh McMillan é o primeiro comandante bicampeão em sete edições e a sua equipe chegou ao tricampeonato (venceu em 2010, 2012 e 2013).

A situação que se desenhava amplamente favorável ao líder da temporada The Wave, Muscat, tornou-se dramática para os omanis. O Alinghi precisava fechar a etapa duas posições à frente dos líderes para ultrapassá-los na classificação geral. Não foi possível, mas faltou pouco. O The Wave garantiu o título com o segundo lugar em Florianópolis, devido ao critério de desempate, maior número de vitórias no ano (5 x 2 em sete etapas). Ambos encerraram o campeonato com 74 pontos.

"Ser campeão é muito bom. Bicampeão é melhor ainda. A sensação é incrível. A responsabilidade de representar Omã foi grande durante o ano, mas agora se transforma em prazer. Mostramos que estávamos preparados para suportar a pressão. O Alinghi fez um belo campeonato e dominou as regatas aqui em Florianópolis. Uma disputa em alto nível em que todos ganharam", comentou o britânico Leigh McMillan.

O ensolarado domingo catarinense levou ainda mais calor à disputa, fazendo que com um grande público mais uma vez lotasse o Trapiche, a arquibancada do Race Village à Av. Beira Mar e parte da orla central da cidade. Nos quatro dias, a competição teve um público estimado em 50 mil pessoas. Nas sete etapas, a competição somou 325 mil pessoas.

Logo na primeira regata disputada na arena náutica, os ventos sopravam a favor do líder The Wave, Muscat. O principal rival na briga pelo título, o suíço Alinghi, queimou a largada e teve de retornar à linha de partida, atrasando-se. Mas o barco suíço se recuperou a chegou a colocar pressão em cima do barco omani ao vencer quatro das sete regatas finais, sagrando-se o campeão de Florianópolis, com o barco de Omã em segundo e o austríaco Red Bull Sailing Team em terceiro lugar. Apesar do susto, The Wave, Muscat consolidou a regularidade na temporada. Vencer apenas uma regata no último dia foi suficiente para levá-lo ao título. O também suíço Realteam ganhou duas provas, enquanto o neozelandês GAC Pindar obteve uma vitória.

"É um prazer imenso ganhar no Brasil. Os rapazes batalharam bastante e estou bem orgulhoso da equipe. Florianópolis é um lugar maravilhoso e se tivermos de voltar em 2014, ficarei muito feliz. Apesar de não termos conseguido conquistar o título geral, ser campeão na última etapa do ano é mais gostoso, ainda mais quando você está em um lugar onde pode comemorar com caipirinha", vibrou o americano Morgan Larson, comandante do Alinghi.

Time convidado

O Team Brazil Mapfre voltou a velejar nas regatas finais após afastar-se da raia no sábado para os reparos sofridos na véspera, quando as rajadas ultrapassaram os 30 nós. A tripulação brasileira viveu uma semana de aprendizado, tentando se adaptar ao Extreme 40 em cima da hora, enquanto os adversários tornaram-se especialistas em velejar os velozes catamarãs, após sete etapas do torneio.

"Foi um imenso prazer competir com toda essa torcida a favor. Florianópolis é uma cidade linda e um ótimo lugar para velejar. Infelizmente não conseguimos achar o vento, mas o que vale mesmo é proporcionar esse espetáculo ao público. Garanto que se tivéssemos um ano para treinar e competir, os adversários não seriam tão superiores em relação ao nosso time", comentou o comandante brasileiro Clínio de Freitas.

Classificação final do Ato 8 Florianópolis - após 26 regatas
1 - Alinghi (SUI) - 219 pontos
2 - The Wave, Muscat (OMA) - 215 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 208 pontos
4 - ChinaSpirit (CHN)- 184 pontos
5 - Realteam (SUI) - 164 pontos
6 - GAC Pindar (NZL)- 159 pontos
7 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 122 pontos
8 - Team Brazil Mapfre (BRA) - 61 pontos


Classificação final de Extreme Sailing Series 2013
1 - The Wave Muscat (OMA) - 74 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 74 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 61 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 51 pontos
5 - Realteam (SUI) - 49 pontos
6 - GAC Pindar (NZL) - 42 pontos
7 - Equipe convidada - 34 pontos
8 - Team Korea (KOR) - 16 pontos

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Lloyd Images