Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Filhotes de tartarugas são encontrados em Ubatuba, litoral de São Paulo

Notícias

Filhotes de tartarugas são encontrados em Ubatuba, litoral de São Paulo

01/03/2012
Compartilhar

Na última terça-feira, dia 22 de fevereiro, um ninho da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga cabeçuda, foi encontrado na praia da Itamambuca, na cidade de Ubatuba, litoral de São Paulo.

O biólogo e coordenador técnico do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio), José Henrique Becher, ajudou a soltar 29 filhotes dos 34 que nasceram.

Acredita-se que os outros recém-nascidos já haviam conseguido sair do ovo antes da chegada do profissional.

Esse é o segundo registro de reprodução de tartarugas na região durante este verão. Em janeiro um filhote foi encontrado na praia de Maresias, na cidade de São Sebastião.

Segundo o biólogo, o litoral norte de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro são áreas consideradas de alimentação para este tipo de animais e desovas de tartarugas nesses pontos são raras.

Porém, essa é a oitava vez em um período de oito anos que ninhos de tartaruga cabeçuda são encontrados na região. Segundo a opinião de Becher, estas ocorrências isoladas possivelmente estão relacionadas a distúrbios comportamentais individuais das fêmeas que desovam equivocadamente na região, já que os principais pontos para a colocação de ovos da espécie são o litoral baiano, capixaba e norte do Rio de Janeiro.

 

Redação: Bombarco
Fonte: ICMBio
Foto: Tamar