Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Fram e Ginga, destaques da abertura do Warm Up

Notícias

Fram e Ginga, destaques da abertura do Warm Up

24/06/2011
Compartilhar

Os ventos ajudaram e o Warm Up 2011 começou com disputas acirradas em Ilhabela. A previsão de 15 a 17 nós e direção leste se concretizou e a organização do evento realizou duas regatas barla-sota, na Ponta das Canas, nas classes que são definidas por ratings. Na HPE25, onde os veleiros são iguais, foram disputadas três regatas e o Ginga terminou o dia com 100% de aproveitamento.

Entre as classes que necessitam de rating, o fita azul da regata de abertura (o barco que chegou em primeiro) foi o Fram, comandado por Felipe Aidar. O veleiro da classe RGS-A aproveitou bem os ventos e largou na frente.

"Foi desafiador porque o vento estava bem forte nesta quinta-feira. A grande dificuldade da nossa equipe foi se adaptar à nova vela que importamos da Argentina. Não treinamos com o acessório e literalmente estreamos a vela durante a competição. Mas, nosso time está preparado para qualquer condição", salientou Felipe Aidar.

Touché, destaque da ORC

A organização do Warm Up comunicará apenas na sexta-feira os resultados da classe ORC por questões técnicas. O atual líder da Copa Suzuki Jimny, o Touché, oscilou nas regatas iniciais.

Na primeira prova, o time queimou a largada com bandeira preta e foi desclassificado. Na regata seguinte, a tripulação de Ernesto Breda foi fita azul.

"Gostei muito do posicionamento do barco na raia nas duas regatas. Isso quer dizer que o regulador de velas e o tático estão bem, além do proeiro. O veleiro está rápido. Pecamos em algumas manobras, mas por falta de comunicação", explicou Ernesto Breda.

V Campeonato Brasileiro de HPE25

O Warm Up é especial em 2011 porque recebe o Campeonato Brasileiro de HPE25. A classe, 100% brasileira, tem 21 inscritos na disputa em Ilhabela. O destaque desta quinta-feira foi o Ginga, que lidera a competição com três vitórias em três regatas.

"Nosso time estava bastante treinado e motivado para o Warm Up. As condições de tempo foram favoráveis para uma boa velejada. Estou feliz com o resultado e com a qualidade das manobras apresentadas pela tripulação", afirmou Breno Chvaicer, comandante do Ginga.

O medalhista olímpico Bruno Prada elogiou a atuação dos adversários que abriram vantagem sobre os demais competidores. Integrante do Max/Oakley, o velejador espera melhor sorte nesta sexta-feira. A equipe defende o título da competição.

"O Ginga teve um dia dos sonhos vencendo as regatas e será difícil ganhar deles. Mas, nesta sexta, o regime de ventos deve mudar. Realmente, a equipe deles tem velocidade e está entrosada. Faltam ainda seis regatas, vamos ver o que acontece", contou Bruno Prada.

As outras classes do Warm Up 2011

Com desempenho perfeito até agora, o Fram (Felipe Aidar) lidera a competição na RGS-A com vantagem para o Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho).

Na classe RGS-B, o destaque do dia foi o Palmares (José Romariz) com uma vitória e um segundo lugar. Já na RGS-C, Serelepe (Renato Nonno) e Pirajá (Rubens Bueno) estão praticamente empatados em primeiro após duas regatas.

Entre os veleiros da classe RGS-Cruiser, o Apoena (Marcos de Oliveira Cesar) segue na liderança com 100% de aproveitamento. Na Delta 32, o melhor da quinta-feira foi o Palmares (José Roamriz) e na categoria skipper 21 foi o Alegria (Carlos Alberto Gallo).

Resultados

HPE25 - 3 regatas
1- Ginga (Breno Chvaicer) - 3 pontos perdidos (1+1+1)
2- Bond Girl/Suzuki Jimny (Rique Wanderley) - 9 (3+4+2)
3- Match Point (Hugo del Priori) - 9 (2+3+4)
4- Atrevido (Fábio Bocciarelli) - 14 (4+7+3)
5- Max/Oakley (Anderson Biason) - 16 (5+6+5)
6- Avantto (Dario Galvão) - 20 (7+5+8)

RGS-A - 2 regatas
1- Fram (Felipe Aidar) - 2 pp (1+1)
2- Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 5 (2+3)
3- Jyllic II (Martin Bonato) - 7 (3+4)

RGS-B - 2 regatas

1- Palmares (José Romariz Filho) - 3 (2+1)
2- Anequim (Paulo Fernando de Moura) - 6 (1+5)
3- BL3 (Clauberto Andrade) - 6 (4+2)

RGS-C - 2 regatas
1- Serelepe (Renato Nonno) - 4 (3+1)
2- Pirajá (Rubens Bueno) - 4 (2+2)
3- Ariel (Luis Henrique Pimenta) - 5 (1+4)

RGS-Cruiser - 2 regatas
1- Apoena (Marcos de Oliveira Cesar) - 2 (1+1)
2- Helios II (Marcos Lobo) - 6 (4+2)
3- Ydypy (Marco Antonio Aleixo) - 6 (2+4)

Delta 32 - 2 regatas
1- Palmares - 2 (1+1)
2- BL3 (Clauberto Andrade) - 7 (5+2)
3- anequim (Paulo Fernando de Moura) - 7 (2+5)

Skipper 21 - 2 regatas
1- Alegria (Carlos Alberto Gallo) - 2 (1+1)
2- Sextante (Thomas Shaw) - 4 (2+2)

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 em setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro. O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Edu Grigaitis / Balaio