Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Gaúcho Samuel Albrecht vence o Brasileiro de Match Race

Notícias

Gaúcho Samuel Albrecht vence o Brasileiro de Match Race

22/12/2009
Compartilhar

O Campeonato Brasileiro de Match Race encerrou nesta segunda-feira (21), no Veleiros do Sul em Porto Alegre (RS), com as vitórias do gaúcho Samuel Albrecht na divisão Open e da carioca Juliana Mota na divisão feminina.

Na final, o comandante Albrecht derrotou a tripulação de Marco Soffiatti, de Niterói (RJ), por 2 a 0 na série de melhor de três regatas. Na disputa pelo terceiro lugar da Open o carioca Ricardo Lobato venceu o gaúcho Rodrigo Duarte por 2 a 1.

Albrecht, que contou na sua equipe com Paulo Ribeiro, André Gick e Gustavo Thiesen, teve bom desempenho em todo campeonato, se classificou para as semifinais em primeiro lugar.

Na primeira regata ficou na frente todo o percurso, e não deu chance para o seu adversário. No segundo confronto, a vantagem era de Soffiatti. Quando tudo parecia se encaminhar para um empate, Albrecht, na última perna do popa, obteve sucesso na sua estratégia para ultrapassar o outro barco e cruzou a linha de chegada em primeiro. “Estava confiante porque venho evoluindo no match race. Em março, fui vice-colocado na seletiva da Nations Cup. No Brasileiro tive uma equipe excelente e entrosada”, comentou o velejador de 28 anos. “Na segunda regata estávamos atrás, mas parti para o ataque e deu certo” relatou o comandante. Em janeiro, ele irá participar com o barco paulista Touche do Circuito Rolex de Oceano em Buenos Aires e em Punta del Este, junto com o velejador Gustavo Thiesen.

Na divisão feminina, Juliana Mota venceu por 2 a 1 a também carioca Renata Decnop. A comandante, da equipe Feroz, saiu em desvantagem no placar ao perder o primeiro match, porém logo conseguiu o empate. Na regata decisiva saiu na frente e após Renata sofrer dois pênaltis, a situação ficou mais tranquila para Juliana. Em novembro, já tinha conquistado o primeiro lugar entre as mulheres no Sul-Americano de Match Race no Chile.

Além do título nacional, Juliana, de 22 anos, também saiu na frente para a vaga na Equipe Permanente de Vela Olímpica de 2010, da Confederação Brasileira de Vela e Motor. O Brasileiro foi a primeira seletiva e a segunda será a Pré-Olímpica em fevereiro, em Brasília. “Nossa meta é a campanha olímpica de match race para os Jogos de Londres em 2012”, reforçou a velejadora, que teve na tripulação Larissa Junk e Daniela Adler.

Na terceira colocação das mulheres ficou a gaúcha Martha Rocha. A velejadora venceu a comandante Raquel Aimone, de Brasília, por 2 a 1 na série de três regatas.

Por causa da falta de ventos, a final do Brasileiro foi transferida esta segunda-feira. Com a entrada de uma frente fria, o tempo não estava bom e trouxe chuva para Porto Alegre, mas permitiu a realização de todas as regatas da fase final do campeonato.

O vento foi um pouco rondado, e teve variações de sudeste para leste na intensidade média de 10 nós.


Redação Bombarco
Foto: Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação