Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Habilitação Náutica em São Paulo

Notícias

Habilitação Náutica em São Paulo

19/10/2017
Compartilhar
Os paulistas interessados em tirar a sua habilitação náutica agora podem contar com uma comodidade. A fim de facilitar a obtenção da Carteira de Habilitação de Amadores para os moradores de São Paulo (SP) e interior, o Comando do 8º Distrito Naval inaugurou, neste mês de outubro, um posto de atendimento com diversos serviços.
 
Este posto realizará o processo de renovação e 2ª via de Carteiras de Habilitação de Amadores (desde que estejam no Sistema de Amadores); inscrição de candidatos e realização de provas para habilitação de amadores de São Paulo (SP); realização de inspeções nas entidades náuticas cadastradas para a emissão de atestados de treinamento para arrais e motonauta.
 
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 09h às 11h30, na rua Estado de Israel, número 776, Vila Clementino.
 
Ainda não sabe quais são os passos para tirar a sua habilitação? Entenda: 

 

Os interessados em conseguir a carteira de Arrais terão que apresentar, na Marinha do Brasil, um atestado de embarcado comprovando que possui no mínimo 10 horas de tempo a bordo, além de pagar a taxa e apresentar todos os documentos necessários para tirar a carteira. 

 

Já aqueles que quiserem pilotar motos aquáticas, terão que se matricular em marinas, iates clubes ou centros náuticos credenciados para fazer o curso de quatro horas de aulas práticas exigido para os pretendentes a carteira de Motonauta. 

 

 

CURSOS DE FORMAÇÃO

 

Em todo o Brasil existem cursos de formação de condutores de barcos a motor e a vela. Os clubes e as marinas, quando não oferecem aulas, costumam indicar bons cursos. Veja abaixo o que o aspirante a cada categoria precisa aprender para obter a habilitação: 

 

 

Arrais Amador:

Nomenclatura náutica, normas e leis de trânsito no mar, combate a incêndio, primeiros socorros, introdução às cartas náuticas e regras de governo de embarcações. Condução de barcos a remo, vela ou motor nos limites da navegação interior (água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías). Idade mínima para prestação de exame: 18 anos. 

 

Mestre Amador:

Navegação costeira (baseada em pontos notáveis como faróis e ilhas) e estimada; leitura de cartas náuticas, declinação magnética, desvio da agulha, navegação concorrente, marcações e instrumentos náuticos. Condução de barcos a remos, vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros nos limites na navegação costeira (até 20 milhas ou 7 km da costa). É necessário ter habilitação de Arrais-Amador.

 

Capitão Amador:

Navegação astronômica e eletrônica; meteorologia estabilidade da embarcação. Condução de barcos a remos, vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa. É necessário ter habilitação de Mestre-Amador.

 

Motonauta:

O curso é praticamente igual ao de arrais. Condução de jets nos limites da navegação interior. Idade mínima: 18 anos. 

 

Veleiro:

Noções gerais de navegação. Os cursos habilitam apenas a velejar em caráter de lazer ou competição.

 

Navegação interior em veleiros monotipos (com menos de 6 metros de comprimento, fabricados em série) sem propulsão a motor. Idade mínima: 8 anos (os pais respondem por questões legais sobre o uso do barco). Não há exame. Os próprios cursos encaminham suas listas de aprovados para a Marinha.  

 

Pesquise os Despachantes Náuticos e Escolas Náuticas no Guia do Capitão: www.guiadocapitao.com.br

 
Redação: Bombarco e Acobar
Fonte e Imagem: Marinha do Brasil