Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Higienização de embarcações

Notícias

Higienização de embarcações

28/12/2013
Compartilhar

Que navega sabe que manter o barco limpo é tanto uma questão de higiene quanto de manutenção, já que cracas interferem na eficiência da embarcação, e, por isso, faz uma limpeza periódica do barco. Mas, de vez em quando, é bom considerar uma limpeza mais profunda, uma higienização da embarcação. Algumas empresas já estão especializadas no serviço e conversamos com a responsável por uma delas, Marcia Bontempo, da Bomtempo, para saber mais sobre esse cuidado especial com o barco.

O que é

Enquanto a limpeza que você mesmo, seu marinheiro ou a sua marina faz se concentra em tirar a sujeira mais superficial da embarcação, a higienização vai além, limpando cada canto do barco, com cotonetes se for preciso. Colchões e poltronas passam por um processo que ajuda a evitar o mofo, assim como os armários e casa de máquinas. A teca, carpetes e paredes também são limpos com esmero.

Cuidados

A higienização das embarcações também não é feita por um funcionário qualquer. Na Bomtempo, por exemplo, os responsáveis por executar o serviço recebem um treinamento de 15 a 20 dias sobre os cuidados que precisam tomar dentro dos barcos para evitar qualquer dano. A equipe sempre entra no barco equipada com uma bota especial, para não estragar o carpete e a teca, luvas de tecido e cabelo preso.

Os produtos e materiais usados também são especiais: nada de alvejante, abrasivos ou qualquer produto que não seja antialérgico! Objetos pontiagudos que possam furar a fibra ou os estafados também são vetados a bordo.

Quando fazer

Recomenda-se que a higienização da embarcação seja feita de seis em meses, mesmo que a limpeza feita no dia a dia seja cuidadosa. Mas muitos proprietários contratam o serviço em períodos menores, especialmente quem leva a bordo alguém que sofre de alergias respiratórias. Marcia conta que alguns clientes fazem a higienização mensalmente ou toda vez que o barco volta da água.

Para quem costuma fazer festinhas a bordo a limpeza profunda também é um boa opção para antes e depois do evento. A especialista destaca que a higienização do barco é importante pois assim ele fica saudável, o que é bom para você e sua tripulação.

Investimento

Como quase todo serviço feito em barcos, o custo e o tempo de execução da higienização depende do tamanho do barco. Uma lancha de 40 pés, por exemplo, demora, em média cinco horas para passar por uma higienização completa. E o serviço sai por cerca de R$ 550,00, incluindo material e mão de obra.

O preço é calculado de acordo com o número de pessoas e a quantidade de material utilizada para realizar o serviço.

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bruno Cocozza/Bombarco