Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ilhabela Sailing Week: Sul-Americano de Star eleva nível técnico da regata

Notícias

Ilhabela Sailing Week: Sul-Americano de Star eleva nível técnico da regata

12/05/2014
Compartilhar

Considerada a mais nobre classe entre os monotipos, a Star dará um toque de classe à 41ª Ilhabela Sailing Week, que acontecerá de 19 e 26 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. A classe que mais rendeu medalhas à vela brasileira em Jogos Olímpicos (seis) terá o Campeonato Sul-americano incluído entre as regatas disputadas durante a Semana de Vela de Ilhabela.

Em 2013, a classe Star foi convidada pela primeira vez em homenagem aos 40 anos da principal competição de oceano da América Latina. Os tricampeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada venceram, seguidos por Marcelo Fuchs e Ronald Seifert, com Lars Grael e Samuel Gonçalves em terceiro lugar. Reinaldo Conrad, primeiro velejador brasileiro a conquistar medalha olímpica, nos Jogos de México, em 1968, também foi para a raia, reforçando o brilho das regatas de Star.

"A presença da classe Star é superimportante para a Ilhabela Sailing Week, ainda mais com a disputa do Sul-americano, campeonato avalizado pela ISAF (Federação Internacional de Vela). Reforça a tradição internacional do evento", afirma o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, lembrando que a ORC também finalizará em Ilhabela o Sul-americano da classe, aberto em janeiro em Punta del (URU). Os dois campeonatos devem atrair tripulações argentinas, chilenas e uruguaias.

Entre os brasileiros, são esperados os medalhistas de Ilhabela em 2013. Uma das atrações é a dupla Lars e Samuel, primeiros brasileiros a vencer a tradicional Bacardi Cup de Star, neste ano em Miami. "A Star é muito técnica e exige muita concentração a bordo, por isso os campeonatos da classe costumam reunir ótimos velejadores na raia, o que eleva ainda mais o nível da disputa", analisa Lars, que terá a oportunidade de buscar o tetracampeonato sul-americano, após os títulos em 2005, 2008 e 2011.

"A Star no Brasil é muito forte por si só, mas a realização de um evento continental mostra que está consolidada a parceria entre a Ilhabela Sailing Week e a classe. Eu adoro velejar de Star e gosto muito de Ilhabela. Será ótimo participar mais uma vez da competição", considera Lars. Antes de Ilhabela, a dupla Grael/Gonçalves correrá o Hemisfério Ocidental de Star, nos Estados Unidos, e o Mundial no Lago de Garda, na Itália.

Inscrições

As inscrições para a 41ª Ilhabela Sailing Week começam nesta quinta-feira, 15 de maio. Estão convidadas as seguintes classes: ORC, IRC, S40, Star, HPE25, C30, BRA-RGS A, B, C Cruiser e Veleiros Clássicos. As inscrições são feitas pelo site oficial: www.ilhabelasw.com.br.


Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.


Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Marcos Mendez/YCI