Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Lançamento mundial da classe Carabelli 30 será na Copa Suzuki Jimny

Notícias

Lançamento mundial da classe Carabelli 30 será na Copa Suzuki Jimny

06/09/2011
Compartilhar

O Yacht Club de Ilhabela fará o lançamento mundial da classe Carabelli 30 – uma das mais aguardadas da modalidade, na terceira etapa da Copa Suzuki Jimny. A competição ocorre nos dias 17, 18,24 e 25 de setembro e terá disputas na ORC, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE25, Delta 32 e Skipper 21.

O C30 é desenhado para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating). O peso do barco é de 1900 kg e pode receber seis velejadores (timoneiro, tático, dois trimmers, proeiro e secretaria) somando 500 kg.

O projetista do novo veleiro é uruguaio e radicado no Brasil. Horácio Carabelli integra a equipe do Team Telefónica na Volvo Ocean Race 2011 / 2012.

A primeira velejada de um C30 (Barracuda Matrix) foi em agosto e mais outros sete barcos devem ser entregues até fevereiro 2012. O veleiro foi construído na CR Boats, em São José dos Campos. A finalização da montagem foi feita no Guarujá.

Características

O mastro tem quase 15 metros. A retranca de 4,5 metros compõe o C30 que tem também quilha, leme e sistema de propulsão retrátil instalado. O medalhista olímpico Lars Grael será responsável pela trimagem do barco. No contra-vento, pode atingir oito nós de velocidade e no popa pode chegar a 20 nós.

A Copa Suzuki Jimny será palco das estreias de dois modelos do C30. O Barracuda Matrix, de Humberto Sheepo, e o Realizado, de José Luiz Apud, farão os primeiros matchs nas águas do litoral paulista.

Novo aviso de regata

A organização da Copa Suzuki Jimny disponibilizou o segundo aviso de regata para a terceira etapa do evento. O Yacht Club de Ilhabela também sediará o Campeonato Paulista de Vela Oceânica 2011 das classes convidadas.

A competição terá disputas nas categorias ORC, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE25, Delta 32 e Skipper 21 e poderá definir o título antecipado para alguns barcos como Touché (ORC) e Ginga (HPE).

Inscrições

Os velejadores podem fazer a inscrição nos dias 16 e 17 de setembro na sede do YCI e o valor é de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim).

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Divulgação / ZDL