Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Lanchas Ferretti: Design italiano e know how brasileiro em águas norte-americanas

Notícias

Lanchas Ferretti: Design italiano e know how brasileiro em águas norte-americanas

11/04/2013
Compartilhar

Após conquistar o mercado brasileiro com iates de luxo, o próximo passo do Ferrettigroup Brasil é ganhar o mundo, começando por Miami (Flórida, EUA), onde abre seu primeiro braço internacional. O projeto da Ferretti Brazil (com Z mesmo) começou a ser idealizado há muitos anos, quando os brasileiros literalmente salvaram o mercado imobiliário de Miami na época da crise econômica, adquirindo centenas de imóveis de alto padrão. Natural, portanto, que depois de comprar uma casa multimilionária à beira do mar, o próximo passo seja comprar seu iate. E é nesse contexto que a Ferretti aposta suas fichas, não somente contemplando brasileiros, mas também compradores latinos em potencial.

De acordo com Marcio Christiansen, CEO e fundador do Ferrettigroup Brasil, “o braço americano da Ferretti já havia enxergado há muito tempo o potencial de venda a clientes brasileiros, que vivem ou passam férias em Miami e querem ter um barco”. Segundo o empresário, no entanto, os americanos não foram bem sucedidos por não entenderem como funciona a cultura e a cabeça dos brasileiros, vantagem com a qual Marcio Christiansen contou amplamente ao abrir a Ferretti no Brasil. “Eles cansaram de tentar, mas não conseguiam ter acesso ou se comunicar adequadamente do jeitinho brasileiro, tanto nas artimanhas da venda como no envolvimento pós venda”, explica.

Christiansen conta que a parte mais difícil foi chegar a um acordo com os dealers da própria Ferretti of América, que fica em Fort Lauderdale – à uma hora de distância de Miami South Beach. O foco do grupo será o atendimento a brasileiros, mas como não podem recusar os clientes que passam pela porta, chegaram à uma conclusão estratégica: “faremos o primeiro atendimento de ‘triagem’ e, se a pessoa estiver mesmo interessada, será passada ao dealer americano, que dará prosseguimento ao negócio. Em caso de venda, todas as partes serão devidamente comissionadas”, diz Christiansen.

Com previsão de abertura para outubro, antes do Boat Show de Fort Lauderdale, a Tools & Toys Miami receberá investimento de US$ 500 mil e ficará em Miami Beach, região favorita dos brasileiros. Como os barcos já estarão nas marinas, o tamanho da loja será menor que a matriz, no terceiro andar do Shopping Cidade Jardim, “talvez com apenas uma pequena RIVA ISEO dentro do espaço”, entrega o empresário. No quadro de funcionários, foram selecionados apenas brasileiros que falam inglês e espanhol, além de português.

A expectativa de vendas é de um mínimo de 10 barcos por ano, com faturamento aproximado em US$ 30 milhões. Para Miami, Christiansen aposta no sucesso de venda das Rivas, cuja compra seria beneficiada pela taxa de importação de apenas 1,5% – contra os 90% da taxa de importação brasileira. Para o empresário, “a maior importância da criação do Ferrettigroup Brazil é não deixar os brasileiros órfãos em Miami e prestar um ótimo serviço”, já que, do ponto de vista financeiro, receberão apenas comissões de vendas, já que todas as embarcações serão construídas na Itália (com exceção da Bertram, que é feita na Flórida).

Quando questionado sobre os próximos planos internacionais do Ferrettigroup Brasil, Christiansen diz que, por enquanto, quer consolidar a Tools & Toys Miami e fazer dela um grande sucesso. Em um segundo momento, dar início às exportações para a América Latina: “o novo CEO do Ferrettigroup Itália, Ferruccio Rossi, nos permitiu exportar barcos para toda a América do Sul, mas para isso precisamos ampliar nossa capacidade produtiva, o que levará de um a dois anos”, afirma.

 

Redação Bombarco
Fonte: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
Foto: Reprodução/Riva Yachts