Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mais de 50 mil pessoas acompanharam a largada da Volvo Ocean Race em Alicante

Notícias

Mais de 50 mil pessoas acompanharam a largada da Volvo Ocean Race em Alicante

08/11/2011
Compartilhar

A largada da Volvo Ocean Race, ocorrida na tarde do último sábado, dia 5, teve o acompanhamento de mais de 50 mil pessoas em Alicante, na Espanha. Embarcações de edições passadas, além de escunas, lotaram as águas da praia de Iberdrola para a partida.

O Brasil está entre os locais de parada dos competidores. Os seis barcos e 66 velejadores de 14 países deverão chegar em Itajaí, em abril.

Os velejadores foram recebidos pelo príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, e pelo campeão mundial de futebol Zinedine Zidane. O destino da regata será a cidade do Cabo, na África do Sul, após 6.500 milhas náuticas de percurso, passando pelos mares do Atlântico e Mediterrâneo.

Logo na primeira perna da Volvo Ocean dois barcos foram danificados por ondas gigantes

Na primeira noite da Volvo Ocean Race, os competidores já puderam sentir as dificuldades que enfrentarão para concluir as 39 mil milhas náuticas pelos próximos oito meses. Após enfrentarem ondas gigantes na costa espanhola, os veleiros Abu Dhabi e Sanya sofreram danos no barco e estão temporariamente suspensos da competição. Abu Dhabi está em Alicante trocando o mastro e pretende voltar para a regata dentro de dois dias, já o Sanya só deverá retomar a prova na segunda perna, na Cidade do Cabo.

O casco de Sanya ficou bastante danificado após enfrentar ventos acima de 40 nós e ondas de mais de 10 metros de altura no Mar Mediterrâneo, considerado um dos mais traiçoeiros do trajeto. "Todos estão desapontados obviamente, mas graças a Deus estamos seguros, o que é mais importante. O que nos deixa mais tranquilos é que os danos não foram causados por algo que nós fizemos e sim por um acidente de percurso. Não nos iludimos, mas nós voltaremos o mais breve possível e com força", relatou o comandante Mike Sanderson.

O barco árabe teve o mastro partido em três partes, o que assustou os tripulantes, que retornaram para Alicante (Espanha) para reparar os danos. Apesar do começo inesperado, a equipe se mostrou motivada para continuar na maior regata de volta ao mundo.

Segundo as regras, Abu Dhabi poderá voltar a motor até o local onde suspenderam a corrida, mas o capitão Ian Walker disse que eles estão esperançosos de poder fazer alguns testes do novo mastro, velejando até o local.

No segundo dia em alto mar, a equipe do Camper liderou a competição no Mediterrâneo com meia milha de vantagem com relação ao Telefónica, segundo colocado, seguido do Groupama, a 0,8 milha, e do Puma, a 5,3 milhas do líder.

Mais informações no site www.volvooceanraceitajai.com.

 

Veja também:

 

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto:
Paul Todd / Volvo Ocean Race