Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mancha de óleo pode atrapalhar rota migratória de animais

Notícias

Mancha de óleo pode atrapalhar rota migratória de animais

25/11/2011
Compartilhar

O vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campo, RJ, pode afetar a migração de animais marinhos, como baleias e golfinhos, que utilizam o local como rota migratória.

As baleias jubarte, por exemplo, durante o inverno nadam em direção à linha do Equador à procura de águas mais quentes para se reproduzirem. Agora, elas retornam para a Antártica acompanhadas de seus filhotes.

Em um sobrevoo na área atingida pelo vazamento, o Secretário de Estado do Meio Ambiente do Rio, Carlos Minc, avistou três baleias deste tipo nadando perto da região afetada. Uma delas estava há cerca de 300 metros do óleo.

No caso das aves, o prejuízo pode ser agudo. Isso porque elas confundem a mancha de óleo com cardumes e acabam mergulhando no petróleo em busca de alimento.

Estima-se que o óleo derramado no oceano há cerca de duas semanas tenha chegado a cobrir uma superfície de 163 quilômetros quadrados, ou 16,3 mil campos de futebol.

Santa Catarina – No litoral catarinense, foi registrado um grande número de animais marinhos encontrados mortos, principalmente na porção centro-oeste da costa.

No total, foram encontrados dois golfinhos cinza, 12 botos e 26 tartarugas verdes. Número recorde de animais encontrados sem vida em Santa Catarina.

As causas das mortes já estão sendo apuradas. Os casos não foram associados com o vazamento de óleo na Bacia de Campos, no Rio. Uma das hipóteses é que os animais tenham ficado presos em redes de pesca de emalhe, modalidade permitida em todo o Brasil em que as redes ficam dispostas em pontos determinados da costa.

 

Veja tam bém:


Redação: Bombarco
Fonte: O Estado de S. Paulo (www.estadao.com.br), blog Época Negócios (http://colunas.epocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/11/24/duas-baleias-jubarte/), e portal G1 (www.g1.globo.com)
Foto
: Divulgação/Chevron Brasil Petróleo