Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Maré negra do vazamento de óleo já atinge costa dos Estados Unidos

Notícias

Maré negra do vazamento de óleo já atinge costa dos Estados Unidos

04/05/2010
Compartilhar

O incêndio na plataforma "Deepwater Horizon", da British Petroleum (BP), no Golfo do México, começou no dia 20 de abril após uma explosão que, segundo a Transocean, que tem sua sede em Genebra (Suíça), pode ter sido causado por uma explosão, isto é, um aumento inesperado da pressão gerada pelo petróleo no teto do poço. A plataforma afundou, 240 km a sudeste de Nova Orleans, dois dias depois.

Os esforços para conter esse vazamento já estão custando mais de US$ 6 milhões por dia, segundo a BP. A petroleira britânica planeja colocar uma cúpula de aço especialmente desenvolvida para tampar o derramamento.

No último domingo, a BP lançou uma operação de perfuração com o objetivo de selar permanentemente o vazamento do poço localizado 3.960 metros abaixo do solo do oceano. Esses trabalhos devem durar três meses, segundo a empresa.

A BP alugou da Transocean essa plataforma de petróleo, cuja explosão matou 11 funcionários. A empresa calcula que diariamente escapam do poço 5.000 barris de petróleo, que já atingem a costa dos Estados Unidos.

Os estados de Alabama, Flórida e Mississipi, nos Estados Unidos, pediram ajuda da Guarda Nacional para minimizar os impactos da “maré negra”. Solicitação semelhante já havia sido feita pela Louisiana, para onde o governo federal deve enviar seis mil soldados. O presidente Barak Obama disse que a British Petroleum terá que arcar com os custos de limpeza e indenização das famílias das vítimas.

Devido à mancha de óleo que se espalha pelo Golfo do México, várias espécies estão em risco. Uma delas é a tartaruga marinha, que habita a costa do Mississippi, do Alabama e da Flórida. O óleo traz, ainda, prejuízos para a indústria pesqueira, que está
paralisada.


Redação Bombarco
Foto: NASA/Divulgação