Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Marinha comemora Dia do Marinheiro

Notícias

Marinha comemora Dia do Marinheiro

09/12/2009
Compartilhar

O Comando do 8º Distrito Naval, responsável por coordenar as atividades das Organizações Militares da Marinha do Brasil no Estado de São Paulo, irá celebrar nesta sexta-feira (11), o Dia do Marinheiro com uma cerimônia militar. As comemorações serão realizadas na Vila Clementino, na capital paulista, a partir das 10h30.

Presidida pelo comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, a cerimônia irá condecorar os militares e civis que tenham contribuído com o trabalho da Marinha. Às autoridades, instituições e personalidades civis e militares brasileiras ou estrangeiras será entregue a Medalha Mérito Tamandaré. Já às personalidades civis, sem vínculo com a Marinha, será entregue a Medalha Amigo da Marinha.

Data
O dia do marinheiro é comemorado na data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. A data instituída em 1925, em reconhecimento aos serviços prestados pelo Almirante ao povo e à pátria.

Natural de Rio Grande (RS) e nascido no dia 13 de dezembro de 1807, o Almirante Tamandaré foi destaque no cenário militar do Brasil durante o Império, principalmente no Segundo Reinado. Filho do patrão-mor do porto da cidade, aos 15 anos, descobriu a vocação para o mar. Aceito na Marinha, como voluntário, embarcou pela primeira vez na Fragata Niterói. Tamandaré morreu no dia 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. Em 2003, entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, honraria que lhe foi concedida por iniciativa do Congresso Nacional.


Redação Bombarco
Foto: Ilustrativa