Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Marinha do Brasil realizará batismo de navio na próxima sexta-feira

Notícias

Marinha do Brasil realizará batismo de navio na próxima sexta-feira

25/07/2012
Compartilhar

No dia 27 de julho, às 10h, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), ocorrerá o Batismo, Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”.

Os navios desta classe recebem nomes de importantes rios brasileiros. Para esse, foi especialmente escolhido o Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, que se projeta como importante hidrovia para o escoamento de produção agrícola e mineral.

Os AvHoFlu destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

O Estaleiro INACE venceu a licitação para a construção do lote de Avisos-Hidroceanográficos, ao qual se integra o AvHoFlu “Rio Tocantins”, comprometendo-se, com isso, a incrementar sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.

Os quatro AvHoFlu serão entregues até o final de 2012, e sua construção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos recursos financeiros.

Confira as características do AvHoFlu “Rio Tocantins”:

- Comprimento Total: 25 m
- Comprimento Entre Perpendiculares: 24 m
- Boca Moldada: 6,5 m
- Pontal: 2,6 m
- Deslocamento Leve: 110 t
- Deslocamento Carregado: 140 t
- Calado Leve: 0,91 m
- Calado Carregado: 1,4 m
- Velocidade Máxima: 10 nós
- Tripulação: 2 Oficiais e 8 Praças.
- Principais Compartimentos (relacionados com a atividade fim): Laboratório Seco (20m2); e Paiol de Material Hidrográfico.


Fonte: Marinha do Brasil