Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Match Race Brasil chega à 10ª edição em novembro

Notícias

Match Race Brasil chega à 10ª edição em novembro

18/10/2012
Compartilhar

A Match Race Brasil chega a sua 10ª edição em 2012. Entre os dias 09 e 11 de novembro, as principais equipes de vela do país, que contam como nomes como Torben Grael, Bruno Prada e Maurício Santa Cruz, disputam regatas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Mais uma vez, o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) será o anfitrião das provas com veleiros rigorosamente iguais para todos os participantes: um Beneteau First 40.7.

Campeão mundial de Star, CEO da IMX e um dos pais da Match Race no Brasil, Alan Adler garante que a competição mudou a vela nacional. O velejador afirma que antes de 2003, a modalidade estava longe de ser autossustentável, apesar dos resultados olímpicos, que até hoje são acima da média. "Com a chegada do evento, o sonho de muitos atletas de tornou realidade: novas táticas de regata, mais profissionalismo e, em 2005, a cereja do bolo chamada Brasil 1, barco 100% nacional na Regata Volta ao Mundo, a Volvo Ocean Race," completa Adler.

A modalidade é disputada próxima à orla para que o público tenha mais interação com a disputa. São regatas curtas, com cerca de 20 minutos, entre as boias e quem cruzar na frente é o vencedor. A inspiração veio da tradicional America´s Cup, que tem mais de 150 anos de existência. No início, Torben Grael dominava as disputas, mas, aos poucos, outras feras da vela se destacaram, como Robert Scheidt, Eduardo Penido, Marcos Soares, Lars Grael, Bruno Prada, André “Bochecha” Fonseca, Joca Signorini, Horácio Carabelli, Fernanda Oliveira e Isabel Swan.

O pedido dos clubes para participar da disputa termina no dia 20 de outubro e os times são formados pelo capitão e mais sete tripulantes. A única exigência é a presença de uma mulher no barco. O valor total da premiação será de R$ 75 mil; a equipe vencedora levará R$ 23 mil em dinheiro, além do Troféu Roger Wright.

Em 2011, a equipe campeã foi a Marinha do Brasil (RJ), comandada por Henrique Haddad, de apenas 25 anos. A equipe bateu o time da Marina da Glória (RJ), do experiente Alan Adler.

Classificação de 2011
1º - Marinha do Brasil
2º - Marina da Glória
3º - Búzios Vela Clube (RJ)
4º - Veleiros do Sul (RS)
5º - Rio Yacht Club (RJ)
6º - Escola Naval (RJ)
7º - Yacht Club Santo Amaro (SP)
8º - Iate Clube do Rio de Janeiro
9º - Charitas (RJ)
10º - Cabanga (PE)
11º - Lagoa dos Ingleses (MG)
12º - Iate Clube de Brasília

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: AGIF e Luiz Doro/Adorofotos