Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Match Race Brasil: Velejador Henrique Haddad luta pelo tricampeonato

Notícias

Match Race Brasil: Velejador Henrique Haddad luta pelo tricampeonato

25/11/2013
Compartilhar

Na próxima quinta-feira, 28 de novembro, o velejador Henrique Hadad começa a disputar o Match Race Brasil, buscando o tricampeonato, depois de ter conquistado o título da disputa barco contra barco em 2011 e 2012. A provas acontecerão na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, até 1º de dezembro.

Henrique correu as duas últimas edições pela equipe da Marinha do Brasil, a qual defende desde 2011 quando representou o País nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro na classe J-24, a mesma que será utilizada nos duelos do Match Race Brasil de 2013. A convivência com o ídolo Torben Grael ajudou Haddad a tornar-se um especialista em Match Race. A campanha olímpica para 2016 na classe 470 com Bruno Bethlem, atual campeão mundial de Snipe, é a prioridade do velejador carioca de 26 anos.

"Tenho velejado diariamente de 470, tecnicamente um barco completo. Quem veleja nessa classe, está preparado para correr em qualquer monocasco. Vai me ajudar muito no Match Race Brasil. O J-24 também é um barco que exige muita técnica. Vai elevar o nível do campeonato e deixá-lo mais competitivo, porque estamos mais acostumados à classe", considera Haddad, que terá como tripulantes na equipe do Iate Clube do Rio de Janeiro, Pedro Caldas, Victor Demaison e Mário Trindade. O quarteto velejou pela Marinha em 2012.

Nos dois últimos anos, a tripulação da Marinha desenvolveu campanhas perfeitas no Rio de Janeiro. Em 2011 não perdeu uma regata sequer. No ano seguinte venceu todos os duelos e chegou em segundo lugar na regata de flotilha, vencida pela equipe do Veleiros do Sul, vice-campeão, após uma final equilibrada e emocionante contra o time de Henrique Haddad.

Reta final de inscrições

As inscrições para o Match Race Brasil 2013 seguem abertas. O pedido dos clubes para participar da disputa termina na segunda-feira, 25 de novembro, e os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de 100 mil reais, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de 26 mil reais.

Na última edição, com o bicampeonato da Escola Naval, o Veleiros do Sul, do timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando do filho de Torben, Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club, de Niterói.

Classificação em 2012:
1º - Marinha do Brasil - Henrique Haddad
2º - Veleiros do Sul - Samuel Albrecht
3º - Rio Yacht Club - Marco Grael
4º - Búzios Vela Clube - Alexandre Saldanha
5º - Yacht Club Ilhabela - Maurício Santa Cruz
6º - Iate Clube do Rio de Janeiro - Thomas Low-Beer
7º - Ciaga - Renata Decnop
8º - Clube Naval Charitas - Rafael Pariz

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: AGIF