Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Medalha de bronze olímpica comandará barco gaúcho na 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week

23/06/2010
Compartilhar

Ao contrário de 2009, quando optou por uma tripulação feminina, a comandante Fernanda Oliveira, ganhadora da medalha de bronze na Classe 470 na Olimpíada da China, montou um grupo misto para levar o J24 Diferencial a um bom resultado na ORC Club da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, de 17 a 24 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

O 470, segundo ela, já é um barco que exige bastante de quem está no comando, pois tem três velas e dá muita segurança para subir nos maiores. "O J24 é um desafio na questão da comunicação, pois seremos cinco no time ao invés de dois", lembrou. "Tenho que me acostumar também com o peso do barco que é bem diferente. Em Ilhabela, um dos grandes desafios é encontrar a melhor tática para escapar dos barcos maiores, que dão muito vento sujo aos pequenos, que é o caso do J24."

Além de Ana Luiza Barbacham, companheira de equipe na campanha olímpica para Inglaterra/2012 de Fernanda, a tripulação conta ainda com Geison Mendes Dzioubanov, Frederico Sidou e Felipe Ilha. "É bom ter a Ana Luiza no grupo porque estamos acostumadas a velejar juntas. Correr regatas juntas agrega bastante conhecimento para o conjunto."

Campanha olímpica
Depois de vencer a Pré-Olímpica de Brasília, Fernanda e Ana Luiza participaram, em abril,  da primeira etapa da Copa do Mundo de 2010 na Europa, em Palma de Mallorca, e ficaram na quarta colocação. "Isso me deixou muito feliz por poder figurar entre as melhores equipes do mundo novamente", disse.

Depois de Palma de Mallorca, o objetivo era disputar as etapas da Copa do Mundo da França, em abril, e da Holanda, em maio. "A nossa ida para a França foi cancelada em função do caos aéreo causado pelo vulcão na Islândia. E em maio nossa ida foi cancelada horas antes de irmos para o aeroporto por causa de um acidente ocorrido com o nosso barco. A carreta e o carro que transportavam nosso 470 viraram e houve danos no barco. Ficamos impossibilitadas de viajar mais uma vez. A próxima viagem será dia 4 de julho rumo ao Mundial da Classe na Holanda. Voltaremos do Mundial direto para Ilhabela."

Para mais informações acesse o site www.risw.com.br

Redação: Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa ZDL
Fotos: Tamara Hauck/VDS e Carlo Borlenghi/ROLEX