Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Medalhistas olímpicos priorizam disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week

Notícias

Medalhistas olímpicos priorizam disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week

06/07/2011
Compartilhar

Dos 152 velejadores da Rolex Ilhabela Sailing Week, que está sendo disputada até sábado no litoral norte paulista, 25 tentam vaga na olimpíada de Londres-2012 ou representarão o país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Para muitos, a competição serve também como uma forma de tirar o foco da desgastante campanha olímpica. Para outros, é mais uma oportunidade para conhecer novas táticas e manobras. Mas, nesta terça-feira, dia 6, as regatas foram canceladas por falta de ventos. Os barcos ficaram literalmente boiando por quatro horas na Ponta das Canas, no norte da Ilha, e a Comissão decidiu pelo cancelamento.

A melhor dupla de Star ranking mundial da ISAF, por exemplo, deu uma pausa da corrida para Londres para velejar de HPE25 no litoral norte paulista. Robert Scheidt e Bruno Prada são adversários, algo inédito nos 10 anos de parceria.

Os parceiros da 470, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen também correm para aliviar um pouco o estresse da desgastante busca por uma vaga em Londres. Fábio Pillar integra o veleiro Alísios na RGS-B e o proeiro Gustavo Thiesen faz parte da equipe gaúcha do Crioula na categoria S40.

Referência na raia

O maior medalhista olímpico do país e da vela mundial, com cinco medalhas, também é presença garantida nas últimas edições da Rolex Ilhabela Sailing Week. Focado para tentar a vaga na Star, Torben Grael comanda o Mitsubishi / Gol na classe S40, a mais profissional do evento.

O velejador tem a companhia da esposa Andrea e do filho Marco no S40. Já a filha Martine Grael integra a equipe da Marinha do Brasil na classe HPE25. A tripulação feminina usa a Rolex Ilhabela Sailing Week como último teste antes dos Jogos Mundiais Militares.

Além da competição das forças armadas, Martine é parceira da medalhista olímpica Isabel Swan na classe 470. Para chegar a Londres, a dupla precisa superar as adversárias Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

Meta é o ouro no Pan

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ocorrem em outubro e dois velejadores candidatos à medalha de ouro usam a Rolex Ilhabela Sailing Week como forma de preparação.

O atual campeão pan-americano de J-24, Maurício Santa Cruz corre em Ilhabela na classe ORC com a tripulação do Kalymera V.

Já o representante da Sunfish em Guadalajara, o catarinense Matheus Dellagnelo, quer aproveitar todas as oportunidades para aprender a velejar de oceano.

Meninas sonham com vaga no Match Race

As postulantes a uma vaga na classe Match Race em Londres-2012 estão na Rolex Ilhabela Sailing. O privilégio será apenas de três meninas. Por isso, as atletas escolheram a categoria HPE25 para afinar as manobras.

O alto nível técnico da competição e a pequena familiaridade entre o monotipo de oceano e o Elliott 6M, que será usado na olimpíada, motivaram as competidoras.

Relação dos 25 velejadores que disputam vaga para Londres - 2012 ou irão participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011:

Alexandre Paradeda - Loyal
André Fonseca - Loyal
Andrea Grael - Mitsubishi / Gol
Bruno Prada - Oakley /Max
Fábio Pillar - Alisios
Fernanda Decnop - Atik
Gabriela Sá - Semp Toshina / Marinha do Brasil
Geison Mendes - Crioula
Gustavo Thiesen - Crioula
Isabel Swan - Atik
João Hackerott - Miragem
Juliana Mota - Atik
Kyra Penido - Twins
Larissa Juk - Twins
Marco Grael - Mitsubishi / Gol
Mariana Peccicacco - Twins
Martine Grael - Atik
Matheus Dellagnelo - Kiron
Maurício Santa Cruz - Kalymer V
Mônica Matschinske - Twins
Renata Decnop - Atik
Robert Scheidt - Atrevido
Samuel Gonçalves - Palmares
Tatiana Ribeiro - Semp Toshiba Marinha do Brasil
Torben Grael - Mitsubishi / Gol

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Bombarco