Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mitsubishi Sailing Cup terá veleiro com tripulação 100% feminina comandado por Martine Grael

Notícias

Mitsubishi Sailing Cup terá veleiro com tripulação 100% feminina comandado por Martine Grael

23/05/2012
Compartilhar

A Mitsubishi Sailing Cup ganhará ainda mais charme em sua 3ª temporada. Pela primeira vez, a competição contará com um veleiro com tripulação 100% feminina, comandado por ninguém menos que Martine Grael, filha do velejador seis vezes medalhista olímpico Torben Grael.

A jovem Martine fará sua estreia à frente de um barco de grande porte, o S40 Pajero/ Gol. "Será um desafio comandar o veleiro, já que eu nunca liderei uma embarcação grande. Mas acho que não vai ser um bicho de sete cabeças e que é extremamente possível fazermos uma regata competitiva com os homens, mesmo eles tendo muito mais experiência e mais força física do que as meninas", afirma a velejadora.

Experiente com competições, Torben vê a iniciação do veleiro Pajero / Gol só com mulheres como um ponto positivo para a Mitsubishi Sailing Cup. "Acho que será uma experiência nova e enriquecedora para todas elas. Para o evento, trás ainda mais brilho, deixando de ser um nicho só dos homens. É algo extremamente saudável", exalta.
Tripulação de peso

Assim como Martine, detentora de conquistas como a medalha de ouro dos Jogos Mundiais Militares na classe HPE 25, todas as velejadoras da tripulação feminina irão somar grandes experiências ao veleiro Pajero / Gol. Dezenas de títulos nacionais e internacionais integram a lista das velejadoras, com destaque para Isabel Swan.
Isabel, de 29 anos, entrou para a história ao garantir a medalha de bronze da classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim, resultado inédito entre as mulheres brasileiras. Atualmente, a velejadora é parceira de Martine Grael em outras competições.

"Acredito que será um campeonato muito bom, com um nível alto de velejadores. Vejo que a tarefa é difícil para a gente, porque os homens já conhecem bem o barco e tem sintonia nas manobras e regulagens. Mas se velejarmos bem, vamos incomodar e podemos ter bons resultados. Com certeza, será um desafio para a equipe feminina", explica a trimmer do veleiro.
O evento

A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25. Ao longo do evento, serão 16 regatas, com até três descartes.

As inscrições para a primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup, entre os dias 21 e 24 de junho, em Ilhabela (SP), já estão abertas no site www.mitsubishisailingcup.com.br.

 

Calendário 2012

1ª Etapa - 21 e 24 de Junho, em Ilhabela (SP)
2ª Etapa - 9 a 12 de Agosto, em Búzios (RJ)

 

Veja também:

 

Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Gianne Carvalho / Mitsubishi