Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mundial de RS:X Bimba e Patrícia Freitas são promessa brasileira em Búzios

Notícias

Mundial de RS:X Bimba e Patrícia Freitas são promessa brasileira em Búzios

28/02/2013
Compartilhar

A partir desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a cidade de Búzios, Rio de Janeiro, começa a reunir os melhores velejadores RS:X do mundo para o Campeonato Mundial da classe. As regatas estão programadas para começar no sábado, 2 de março, e vão até quarta-feira, dia 6. São esperados 106 competidores na Praia de Manguinhos, 41 mulheres e 65 homens. As duas grandes promessas brasileiras no Mundial são Patrícia Freitas e Ricardo Wimick, o Bimba.

Freitas, que representou o país nos Jogos de Londres 2012, acaba de sair vitoriosa da Semana Brasileira de Vela. A velejadora teve um excelente desempenho durante o campeonato e superou a espanhola Marina Alabau, ouro em Londres. No último Mundial, a brasileira foi a 31ª colocada e espera melhorar o resultado, correndo numa raia em que está acostumada a velejar.

Bimba também tem a vantagem de velejar em casa, já que o atleta mora em Búzios e treina durante todo o ano no Búzios Vela Clube, sede da competição. "Estou me sentindo bem fisicamente e a expectativa é boa, quero terminar entre os cinco primeiros", disse o velejador.

Nomes como o inglês Nick Dempsey, prata em Londres 2012 e bronze em Atenas 2004, o israelense Nimrod Maschiah e o grego Byron Kokkalanis já estão em Búzios há algum tempo, treinando com Bimba. "Eles são meus concorrentes diretos e o que temos é uma parceria. Quando alguém quer testar um equipamento novo, precisa ter outra pessoa rápida do lado. Então procuramos ficar uma hora dentro d’água treinando velocidade e depois fazemos regatas. Quanto maior o nível dos atletas, mais a gente se puxa", completa.

Na Semana Brasileira de Vela, Bimba terminou em terceiro e garantiu por mais um ano a vaga na equipe olímpica nacional.

Programação

O evento começa dia 28 de fevereiro, com as inscrições e medições. No dia 1º de março será realizada a regata treino, que não conta na pontuação geral. Entre os dias 2 e 5, estão previstas até três regatas por dia, totalizando 12 provas na fase classificatória. No dia 6, será realizada a medal race, em que participam apenas os dez melhores colocados e tem pontuação dobrada.

RS:X

A classe foi escolhida como parte do programa olímpico para homens e mulheres em 2004, fazendo a sua estreia quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Pequim. A modalidade chegou a sair da lista dos Jogos do Rio, porém voltou com força total e estará presente na Baía de Guanabara em 2016.

O equipamento one design (em que todos são iguais) é um dos mais rápidos entre as classes olímpicas, podendo atingir velocidades acima de 30 nós (54 km/h). As regatas podem ser realizadas com vento fraco, de três nós, até mais forte, com 30 nós, a prancha começa a planar com oito nós de velocidade, chegando a sair da água.

 

Redação Bombarco
Fonte: Velassessoria
Fotos: Fred Hoffmann