Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mundial de RS:X: Britânico Nick Dempsey conquista bicampeonato em Búzios

Notícias

Mundial de RS:X: Britânico Nick Dempsey conquista bicampeonato em Búzios

07/03/2013
Compartilhar

Na quarta-feira, 6 de março, o britânico Nick Dempsey conquistou o bicampeonato do Mundial de RS:X, disputado em Búzios, depois de ficar em segundo lugar na medal race, regata em que participam apenas os dez melhores colocados e que tem pontuação dobrada. Dempsey terminou a fase classificatória na primeira posição, com nove pontos de vantagem sobre o holandês Dorian Van Rijsselberghe, vencedor da medal race, e fez valer sua vantagem. Dorian, ouro em Londres, por sua vez, contentou-se com o vice-campeonato.

"Estou me sentindo muito feliz. A regata foi muito difícil, o vento estava muito rondado. Eu estava ansioso, mas tentei me manter tranquilo, sempre conversando com os amigos", comemorou o inglês, que antes de ir para a água teve que esperar por quase uma hora até o vento firmar.

Quem também comemorou muito foi o grego Byron Kokkalanis. Ele foi para a medal race em terceiro, empatado com o israelense Nimrod Maschia e com o brasileiro Bimba Winicki. Para garantir a medalha de bronze ele teria que vencer os dois. E assim o fez, terminando a regata na 4ª colocação.

"Foi muito difícil, tive que brigar com o Bimba e por sorte esta foi a minha vez. Eu sabia que ele iria lutar pelo terceiro lugar e ele é muito bom nesta condição, então meu objetivo era chegar na frente dele. Tive muitos problemas ano passado, perdi o título europeu no desempate, o terceiro lugar no mundial por um ponto, então queria muito que isto acontecesse, queria muito ser o terceiro colocado", afirmou o grego.

Apesar de ser considerado um dos favoritos a vencer a regata, Bimba acabou sofrendo um pouco com o vento mais fraco, terminando a regata na sexta colocação. Com o resultado ele fechou a sua participação no Mundial na quarta colocação geral, com uma pontinha de frustração por não fazer o pódio em casa, mas feliz em se manter entre os Top 5 mundiais, posição que ocupa há muitos anos.

"Todo mundo tinha as mesmas chances e eu precisava ganhar do grego e do israelense. Consegui largar melhor que o Nimrod e praticamente eliminei ele da regata, precisando me preocupar apenas com o Byron, mas ele fez uma regata muito boa, sempre perto de mim. No segundo contravento ele começou a me marcar e eu sempre tentando fugir, com isso os adversários encostaram na gente, mas ele soube administrar bem e conquistou o terceiro lugar", disse Bimba.

RS:X Feminino

A flotilha feminina também teve a disputa da medal race na quarta-feira, porém o título já havia sido decidido um dia antes, quando a israelense Lee-El Korsiz abriu 21 pontos de vantagem sobre a compatriota Maayan Davidovich, segunda colocada na fase classificatória. Com o resultado ela havia garantido a vitória, a terceira consecutiva da carreira em mundiais, e a hegemonia do windsurfe olímpico entre as mulheres. "Estou muito feliz, não tenho nem como descrever o que sinto. A energia do Brasil é ótima e com certeza isso me ajudou muito", disse Lee.

Na medal race em si, a vencedora, com direito a muita comemoração, foi a brasileira Patrícia Freitas. A jovem representante do Brasil nos Jogos de Londres e de Pequim superou as outras nove melhores do mundo nos ventos de 8 a 10 nós, de leste, em Manguinhos e terminou o campeonato na 8ª colocação. "A regata foi muito legal, com o vento que eu gosto. Larguei bem, estava com velocidade. Fiquei muito feliz com o resultado. Durante o campeonato dei mole em algumas regatas, mas mesmo assim consegui me manter entre as primeiras", disse a velejadora da equipe olímpica brasileira.

 

Redação Bombarco
Fonte: Velassessoria
Fotos: Gonzalo Arselli/Velassessoria