Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Nacra 17: Clube Veleiro do Sul realiza primeiro campeonato Sul-Americano da classe

Notícias

Nacra 17: Clube Veleiro do Sul realiza primeiro campeonato Sul-Americano da classe

29/08/2013
Compartilhar

Entre os dias 7 e 10 de novembro, será realizado primeiro Campeonato Sul-Americano da classe Nacra 17, no clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS). Tripulações de todo o país estão convidadas a integrar o primeiro evento de porte continental da classe, e velejadores da Argentina, Uruguai e Venezuela já manifestaram interesse em participar da disputa que reunirá atletas de okho nos Jogos do Rio 2016.

Um barco de alta performance, o catamarã Nacra 17 é a nova classe eleita pela Federação Internacional de Vela (ISAF) a integrar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. O mastro e o casco duplo são feitos em fibra de carbono permitindo a alta velocidade do barco que requer boa preparação técnica da tripulação, uma dupla mista (composta por um homem e uma mulher).

Nacra 17 no Brasil

Assim que a ISAF decidiu colocar um catamarã na programação olímpica, optando pelo Nacra 17, federações de vela do mundo inteiro começaram a trabalhar pela implantação da classe. As seletivas para escolher as 20 tripulações que disputarão a Olimpíada começam ainda em 2013.

No Brasil, o primeiro Campeonato Brasileiro da Classe Olímpica Nacra 17 foi realizado na Baía de Guanabara, entre os dias 27 e 30. Durante o campeonato, foi criada a Associação Brasileira de Nacra 17, que tem como presidente Clinio de Freitas, dupla de Claudia Swan na classe. Os velejadores já disputaram juntos o Brasileiro e o primeiro Mundial da classe na Holanda.

Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Comunicação do Veleiros do Sul