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Navegue Seguro conscientiza sobre o uso responsável das motos aquáticas

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Navegue Seguro conscientiza sobre o uso responsável das motos aquáticas

07/02/2013
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A campanha “Navegue Seguro” da Marinha do Brasil e com patrocínio da Sea-Doo, criada para conscientizar as pessoas sobre o uso responsável das motos aquáticas, foi lançada no início de setembro de 2012 e tem tido uma receptividade positiva do público. E, apesar alta temporada estar chegando ao seu fim, a campanha deve seguir o ano todo.

“Sentimos que a mensagem da campanha tem chegado de forma muito clara ao público. ‘Na beira do cais’, como costumamos dizer, a conscientização tem sido maior e a iniciativa é bastante válida”, comentou Carlos Brancante, organizador do Simpósio de Segurança do Navegador Amador, que a cada ano tem papel decisivo na troca de informações para evitar acidentes na água. O evento completa 11 anos em 2013.

“A conscientização é um trabalho constante, não podemos facilitar. Na água, as motos aquáticas e barcos fazem o papel dos veículos no trânsito, e os banhistas são os pedestres. É preciso que haja muita responsabilidade dos condutores para evitar o perigo”, continuou Brancante.

A campanha produziu folhetos e cartazes com dicas de conservação do equipamento e ressaltando o uso de itens importantes, como o colete salva-vidas. O material é distribuído em todo o país pelas Capitanias dos Portos e pelas concessionárias BRP, responsável pelos produtos Sea-Doo.

Os efeitos da “Navegue Seguro” ganharam ainda mais força com ações da Marinha do Brasil. “Tudo caminha junto. A fiscalização está maior e foi muito importante haver uma nova regulamentação para as motos aquáticas, a qual cobra habilidades específicas de pilotagem”, lembrou Brancante, referindo-se as mudanças na NORMAM 03 em 2012, que agora exige quatro horas de aulas práticas para a liberação da habilitação para este tipo de embarcações.

 

Bombarco
Fonte: Mundo Press
Foto: Divulgação/BRP