Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oficina em Florianópolis discute mar e turismo náutico

Notícias

Oficina em Florianópolis discute mar e turismo náutico

31/08/2013
Compartilhar

Na última terça-feira, 27 de agosto, foi realizada uma oficina sobre mar e turismo náutico no Iate Clube Veleiros da Ilha, em Florianópolis (SC), para discutir a necessidade de “voltar a cidade para o mar”, como definiu o prefeito Cesar Souza Junior. Participaram do evento, representantes do setor náutico, membros de órgãos governamentais e agentes envolvidos na formulação do Plano Diretor Participativo de Florianópolis e o Projeto Orla.

O evento debateu experiências e informações a partir do olhar de especialistas, velejadores e empresários com atuação internacional para subsidiar as diretrizes do Plano Diretor, que será encaminhado à Câmara de Vereadores até setembro deste ano, e o Projeto Orla, que está ouvindo todas as comunidades da Ilha para estabelecer as políticas de uso na região costeira.

Três especialistas do mundo náutico palestraram durante a oficina. O velejador Amyr Klink, com várias expedições internacionais destacou a iniciativa como extremamente oportuna. “Esta demora em investir no setor já é folclórica em Florianópolis, mas de certa forma até benéfica, uma vez que hoje existem novos modais e novas tecnologias para o esporte, o turismo e transporte marítimo,” afirmou Klink. Diante da poluição, dos elevados investimentos do transporte rodoviário, dos problemas de mobilidade urbana, o marítimo seria de longe mais agradável pela própria vocação náutica da Ilha, acredita Klink.

Já o também velejador Vilfredo Schürmann, conhecido pelas várias incursões a bordo de um veleiro com a família pelo mundo, falou da importância deste debate e da grande expectativa comunitária pela realização dos projetos náuticos em prol do desenvolvimento da cidade. Comentou ainda que é preciso pensar as marinas não somente como locais para atracação de barcos, e sim pela sua função social. Antecipou seu projeto de implantar em Florianópolis um oceanário, local em que as crianças possam visitar, conhecer mais do mar e dos peixes da região.

Último a palestrar, o francês Christophe Vieux, diretor do Grand Pavois, avaliou que o mercado no Brasil ainda é incipiente e quase tudo está para ser feito. Explicou que na cidade portuária de La Rochelle, na França, onde realiza o Salão Náutico, as marinas são locais para passeio, turismo, compras e movimentam boa parte dos investimentos da região. “Se a cidade começar a investir hoje, em 10 anos poderá colher os frutos e bem antes disso perceber melhorias na mobilidade e nas atividades náuticas esportivas e de lazer”, disse Vieux. E acrescentou que existe uma proposta, em negociação com a Prefeitura de Florianópolis, de um fórum profissional internacional para maio de 2014.

Os debates foram mediados pelo velejador e atleta Marcelo Gusmão, premiado internacionalmente. Ao final, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho, agradeceu a presença de todos e anunciou que outros eventos do gênero devem acontecer até setembro, abordando questões de mobilidade, habitação social, meio ambiente e projetos urbanos, de forma a alinhar as linhas do Plano Diretor e do Projeto Orla com as tendências e experiências mais bem sucedidas no planejamento das cidades.

Redação Bombarco
Fonte: IPUF
Foto: Divulgação/Petra Mafalda/PMF