Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Parada brasileira da Volvo Ocean Race comemora o Dia Mundial da Água

Notícias

Parada brasileira da Volvo Ocean Race comemora o Dia Mundial da Água

22/03/2012
Compartilhar

Nesta quinta-feira, dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, a Parada em Itajaí da Volvo Ocean Race 2011/2012 dá início ao projeto “Itajaí Stopover Sustentável” que prevê a realização de ações de sustentabilidade realizadas antes e durante o evento.

Para comemorar a data de hoje, 300 crianças da cidade terão aulas de educação ambiental a bordo de barcos nos períodos da manhã e tarde. Os passeios terão jogos educacionais e teatro infantil para alertar sobre a preservação dos recursos hídricos.

Ainda na parte de cuidados com o meio ambiente, no sábado, dia 24, acontecerá a ação “Juntos pelo Rio Itajaí” com objetivo de limpar as margens do rio e conscientizar a população da importância de não poluir e de não jogar lixo na água. Mais de 30 embarcações e 400 participantes estarão envolvidas no programa que também contará com a ajuda de agências governamentais das esferas municipal, estadual e federal, de 20 empresas instaladas próximas ao rio, das prefeituras de Itajaí e Navegantes, do Complexo Portuário do Itajaí, além do apoio da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e mais 12 ONGs. O encontro dos participantes que participarão da limpeza será às 8h da manhã do sábado no Terminal de Cruzeiros de Itajaí.

A programação da parada brasileira da VOR conta com diversas outras ações relacionadas ao meio ambiente, incluindo o programa “Mantenha os Oceanos Limpos”, desenvolvido pela Volvo Ocean Race, que também realizará mutirões de limpeza nas praias da cidade.

Barcos seguem rumo a Itajaí – Cinco equipes estão praticamente empatadas na liderança da quinta perna da competição, que partiu no último sábado, 17, de Auckland, na Nova Zelândia, com destino a Itajaí, em Santa Catarina.

Faltando menos de 6 mil milhas náuticas para chegar até o seu destino, o francês Groupama está na ponta até o momento, seguido bem de perto pelo Camper, Sanya, Telefónica e Puma. O Abu Dhabi teve um problema em um dos equipamentos utilizados no barco e precisou retornar para o porto de Auckland horas após a largada da quinta etapa.

Os barcos seguem agora pelo Oceano Pacífico e esse pode ser considerado como o momento “chave” para definir quem dará a primeira “escapada” para assumir de vez a ponta. Uma das opções para os barcos é seguir para o norte até o Cabo Horn com condições de navegação mais estáveis. A outra opção, um pouco mais árdua, por ter o mar ruim e vento frio, é beirar o limite do Oceano Antártico.

A segunda opção pode ser adotada pelo time do Telefónica, que depois de aproveitar a zona de calmaria na última quarta-feira (21) pode escolher a zona de exclusão de gelo imposta pela Volvo Ocean Race.

 

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Ronaldo Silva Jr.