Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Parceria com Itália incrementa setor náutico catarinense

Notícias

Parceria com Itália incrementa setor náutico catarinense

18/10/2012
Compartilhar

A missão catarinense que visitou na última semana o salão náutico de Gênova, na Itália, voltou a Florianópolis com acordos assinados e de olho no futuro do setor náutico no estado. Integrado pelo presidente da Associação Catarinense de Marinas (Acatmar), Leandro “Mané” Ferrari, e pelos secretários Valdir Cobalchini (Infraestrutura Estadual) e José Carlos Rauen (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital), o grupo assinou dois protocolos: a Acatmar firmou parceria com as entidades Confederação Náutica Italiana (Ucina) e Associação Nacional de Esportes Náuticos (Assonautica) e o governo estadual, com o Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico.

O acordo representa a confirmação do vínculo entre Itália e Brasil, que cada vez mais trabalham na consolidação de colaboração econômica, e é estruturado em diversos pontos, iniciados pela abertura de agência da Ucina em Florianópolis para intercâmbio de tecnologia e capacitação. “Trata-se de um marco para a náutica brasileira. Os italianos têm muito a nos ensinar”, afirma Ferrari. “Santa Catarina possui o maior polo náutico do país, muito graças ao pioneirismo da Schaefer Yachts, que há 20 anos iniciou suas atividades e se tornou o maior do Brasil”.

“A ideia é fortalecer nossa indústria, para que tenha mão de obra qualificada e vislumbre novas possibilidades. Queremos nos inspirar em modelos de sucesso”, complementa Rauen.

Outro ponto é a extensão dos benefícios fiscais para a indústria automotiva, que também contemplará a importação de componentes para construção de barcos de lazer no país. Em dezembro será organizada missão em Florianópolis e em Brasília para firmar acordo em nível federal, transformando o setor náutico italiano em parceiro para todo o segmento no Brasil. “Temos posição estratégica no litoral brasileiro, além de contarmos com economia e diversificada e industrializada”, defende Cobalchini.

Redação Bombarco
Fonte: Palavracom