Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Passeio e Regata Ecológica Nossa Guarapiranga leva conscientização ambiental a velejadores

Notícias

Passeio e Regata Ecológica Nossa Guarapiranga leva conscientização ambiental a velejadores

24/09/2012
Compartilhar

A cidade de São Paulo vai receber um evento especial no próximo sábado, dia 29, a partir das 15 horas, o Passeio e Regata Ecológica Nossa Guarapiranga, idealizado pelo velejador Marcos Ferrari, tem como objetivo mostrar aos velejadores e à população em geral o trabalho de preservação ambiental que vem sendo feito pela SABESP no local. Pelo menos 80 velejadores são esperados no evento.

"A represa ficou limpíssima. Hoje, não tenho mais a preocupação de atropelar um sofá com o barco, por exemplo. Com as ecobarreiras, que são estruturas com boias e telas metálicas que retém praticamente todo o lixo, melhorou muito", diz Ferrari, que treina no local. "A maioria das pessoas não sabem o quanto de trabalho está sendo feito pela SABESP. O objetivo do evento é exatamente esse, conscientizar as pessoas para esse trabalho e a necessidade de preservação da represa, e gerar uma aproximação. Os velejadores, que não são poluidores, podem ajudar a fiscalizar e preservar a área. Os clubes são a extensão de nossas casas e a represa, de nossos quintais, então, por que não ajudar a mantê-la limpa?"

O Passeio e Regata Ecológica Nossa Guarapiranga terá largada às 15 horas, em frente ao Yacht Club Santo Amaro, responsável pela organização do evento. Quem quiser participar pode optar por disputar a regata ou apenas fazer o passeio de barco. Os velejadores contornarão uma marca fundeada nas proximidades da ecobarreira do Clube de Campo de São Paulo e, após a chegada, assistirão a uma palestra sobre o trabalho da SABESP, com a participação de Marcos Ferrari, que contará um pouco da sua experiência no local. Também haverá cerimônia de premiação aos competidores da regata e distribuição de brinde aos demais participantes.

"Esse evento segue um modelo diferente do habitual, de regatas disputadas pela manhã. Alguns velejadores acabam não aproveitando a represa pela manhã, pela falta de vento no local, e para não perder o almoço em família, no fim de semana. Realizar uma regata no meio da tarde pode ser bem mais proveitoso, mais tranquilo", explica Ferrari, que espera contar com cerca de 80 velejadores de todas as classes de veleiros mini-oceânicos no sábado.

A ideia de unir passeio e regata no mesmo evento tem ainda um outro propósito. "Também deve ser a primeira oportunidade daqueles velejadores que nunca participaram de uma regata, até mesmo por desconhecimento das regras, de se aproximarem do esporte, passeando praticamente ao lado dos que estão competindo", explica Ferrari.

 

Inscrições

O Passeio e Regata Ecológica Nossa Guarapiranga é gratuito e aberto a todos os barcos das Classes Mini-Oceânicas, inclusive a Day Sailer. Os velejadores podem se inscrever no dia do evento, durante a concentração, entre 14h30 e 15 horas, solicitando a aproximação dos barcos de apoio, ou pelo e-mail secretaria@ycsa.com.br, até as 15h do sábado (29).

Diagramas com o percurso da Regata estarão disponíveis aos participantes no momento da concentração, entre 14h30 e 15 horas.

 

Limpeza e preservação da Guarapiranga

O trabalho de limpeza e preservação ambiental da Represa de Guarapiranga foi iniciado em junho de 2011 pela SABESP, e atua em três eixos: remoção de lixo, reflorestamento e controle de plantas aquáticas.

O reservatório, que abastece 4 milhões de pessoas no Estado de São Paulo, possui hoje 11 ecobarreiras instaladas em diferentes pontos, retendo o lixo que chega dos córregos. Esse material é recolhido diariamente por barcos pequenos e levado para aterros sanitários. Além disso, uma embarcação maior captura o lixo profundo, até seis metros submerso na represa.

Uma outra embarcação retira o excesso de plantas aquáticas dentro da represa - na Guarapiranga, existem mais de 80 tipos de macrófitas, como são chamadas. E as ilhas e margens da represa já receberam o plantio de mudas, que têm como função recuperar a vegetação e evitar a erosão do solo.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Local Comunicação