Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Primeira volta ao mundo sem escalas e em solitário completa 45 anos nesta terça-feira (22)

Notícias

Primeira volta ao mundo sem escalas e em solitário completa 45 anos nesta terça-feira (22)

22/04/2014
Compartilhar

Há 45 anos, completar uma volta ao mundo sozinho em um veleiro sem escalas era tão desafiador quanto uma viagem espacial e até hoje tão poucas pessoas navegaram em solo ao redor do mundo quanto realizaram uma viagem espacial. Em 22 de abril de 1969, Robin Knox-Johnston tornou-se a primeira pessoa a velejar ao redor do mundo sozinho e sem escalas, após concluir com sucesso a competição Sunday Times Golden Globe, promovida por um jornal inglês, a bordo de seu veleiro Suhaili de 32 pés.

Knox-Johnston não tinha os equipamentos modernos e tecnológicos que hoje os velejadores consideram como padrão e até o rádio do barco falhou na maior parte do percurso de 10 meses (312 dias) e 30.000 milhas.

Refletindo sobre seu feito histórico, Sir Robin disse: "É difícil acreditar que 45 anos se passaram desde o dia em que completei este desafio histórico. Eu ainda estou muito orgulhoso da conquista que marcou o início de muitos momentos memoráveis que tenho no mar. Competições de oceano sempre foram fundamentais na minha vida. Hoje com 75 anos tenho o prazer de dizer que a minha sede por emoções e aventuras não acabou e já estou me preparando para mais um desafio”.

Sir Robin Knox-Johnston é um dos vejejadores mais famosos da Grã-Bretanha e, no outono deste ano, ele irá competir novamente em uma competição transatlântica em solitário, a clássica “Route du Rhum”.

Depois de sua primeira circunavegação, ele participou como comandante da Whitbread em 1977-78, da "Enza New Zealand" com o falecido Sir Peter Blake, ganhando o Troféu Júlio Verne 1994 de circunavegação mais rápida do mundo e completou a Velux5Oceans em 2006-07, com 68 anos.

Robin foi nomeado cavaleiro em 1995 e eleito três vezes como o Iatista do ano no Reino Unido. Também ganhou o título de Velejador da ISAF (Maior Associação Internacional da Vela) com o Peter Blake, e em 2007 foi nomeado para o Hall da Fama da ISAF. Em 1996, ele criou a Regata de Volta ao Mundo Clipper Race para oferecer às pessoas de todas as idades e esferas da vida a experiência e a emoção das corridas de oceano.

Desde então, mais de 4.000 pessoas foram introduzidas na vela por meio da Clipper Race.  A regata acontece bienalmente e hoje é a mais longa competição de oceano do mundo. A nona edição da regata teve início em setembro de 2013 e termina após quase um ano no mar em 12 de julho de 2014, em Londres.

A flotilha disputa agora a etapa denominada PSP Logistics Panamá 100 Cup, uma fase muito tática que começa na Califórnia e termina no Panamá. O percurso leva cerca de três semanas para ser concluído e inclui a travessia do Canal do Panamá, que está completando 100 anos.


Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.


Redação Bombarco
Fonte: Cliper Race
Foto: Divulgação