Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Primeiro fim de semana da decisão da Copa Suzuki Jimny teve oscilação de vento

Notícias

Primeiro fim de semana da decisão da Copa Suzuki Jimny teve oscilação de vento

30/11/2011
Compartilhar

O primeiro fim de semana da Copa Suzuki Jimny foi marcado por condições de ventos distintas em cada dia. O evento de vela oceânica foi realizado para as classes ORC, BRA-RGS, HPE25, C30, Delta 32 e Skipper 21. A temporada 2011 será fechada no Yacht Club de Ilhabela. Os campeões de todas as classes do circuito serão conhecidos no próximo fim de semana, nos dias 3 e 4 de dezembro, com as regatas finais em Ilhabela, em que são esperados mais de 50 barcos.

No sábado, dia 26, por causa do vento fraco, apenas seis barcos conseguiram completar o percurso de 30 milhas da Volta a Ilha – Sir Peter Blake. A prova foi uma das mais difíceis do ano. O fita-azul, o primeiro a chegar, foi o Land Rover no tempo corrigido, já o time do Orson/Mapfre, da classe ORC levou o bicampeonato.

Na BRA-RGS A, o Fram também foi vencedor no corrigido, assim como o Rainha na BRA-RGS C. Barracuda/Matrix e Sextante foram os melhores da Volta a Ilha nas classes C30 e Skipper 21, respectivamente. Na largada, o vento chegou a bater 10 nós, mas em muitos momentos durante a travessia os barcos ficaram boiando. Para se ter uma ideia, até as 2 horas de domingo, alguns veleiros não haviam chegado ao Yacht Club de Ilhabela.

No dia seguinte, os organizadores optaram por uma prova mais curta na Ponta das Canas e as embarcações foram empurradas por ventos de 13 nós de média e mar calmo. "Muitos veleiros chegaram de madrugada da Volta a Ilha. Para poupar velejadores e equipamentos decidimos realizar uma prova mais curta", contou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

Na classe HPE25, Repeteco, de Fernando Haaland quem levou a vitória. O barco venceu três das quatro regatas do final de semana. No entanto, a melhor média foi o Avantto 1, de Dário Galvão, com apenas 11 perdidos (três terceiros lugares e um segundo).

No match-race da classe C30, o Barracuda/Matrix levou a melhor sobre o +Realizado em uma prova de uma hora de duração. Os outros vencedores da única regata do domingo foram: Fram (BRA-RGS A), Palmares (BRA-RGS B), Rainha (BRA-RGS C), Helios ii - Hosp. Sírio Libanês (BRA-RGS Cruiser), Palmares (Delta 32) e Alegria (Skipper 21).

O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto:
Aline Bassi / Balaio