Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Projeto Grael realiza palestra "A Física do barco a vela" na próxima quinta-feira

Notícias

Projeto Grael realiza palestra "A Física do barco a vela" na próxima quinta-feira

18/05/2011
Compartilhar

O Projeto Grael – instituição social criada pelos velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira há 13 anos – abrirá suas portas para todos os interessados por vela e Física.

Na próxima quinta-feira, dia 26, às 19h30, o velejador e professor Nélson V. de Castro Faria dará a palestra "A Física do barco a vela", uma proposta desenvolvida por ele para aliar o esporte a uma ciência que contenha alguns aspectos como a dinâmica, aerodinâmica e hidrodinâmica, por exemplo, utilizando o barco em si e os meios nos quais ele se move: a água e o ar.

Na palestra, serão dados alguns exemplos de como, a partir de um conhecimento empírico e intuitivo, é possível desenvolver métodos e teorias, utilizando estes conhecimentos como motivação. A exibição será dividida em três partes. Na primeira, a física é discutida como ciência da natureza; na segunda, exemplos óbvios serão apresentados em diversos fenômenos que podem ser analisados, tais como formação de ventos (terral, viração etc.), correntes marítimas e grandes ventos, marés, cinemática, movimento relativo, entre outros.

Já na terceira, é explicado o funcionamento do barco a vela, como motivação para o estudo do movimento relativo, aerodinâmica e hidrodinâmica.

O Projeto Grael que fica na Rua Carlos Ermelindo Marins 494 – Jurujuba, Niterói. A entrada é franca e o local possui estacionamento.

Redação: Bombarco
Fonte: Velassessoria