Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Promessa da vela brasileira para 2016, Martine Grael participará do Projeto Vivência Olímpica

Notícias

Promessa da vela brasileira para 2016, Martine Grael participará do Projeto Vivência Olímpica

02/07/2012
Compartilhar

Com o DNA de campeã, a jovem Martine Grael estará nos Jogos de 2012 por um bom motivo. Mesmo sem a vaga na classe 470, que ficou com as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, a filha do maior medalhista olímpico do país, Torben Grael, participará do Projeto Vivência Olímpica. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará 10 jovens atletas de vários esportes para Londres para oferecer experiência no evento e "quebrar o gelo" para 2016, quando a principal competição será sediada no Rio de Janeiro. A seleção foi criteriosa e levou em conta o histórico de resultados nas categorias de base e o potencial futuro.

"A ideia é entender como funcionam as competições olímpicas e sentir na prática o que ocorre durante o evento. Na vela, por exemplo, as regatas são diferentes e muita gente pode sentir pressão, fazendo com que o resultado não seja o esperado. No caso dos mais novos é mais importante ainda sentir o espírito dos Jogos", revela a atleta de 21 anos.

Martine Grael tem títulos de sobra desde as categorias de base e na adulta. O mais significativo foi o ouro no Mundial da Juventude, em 2009, em Búzios (RJ), na classe 420. No ano seguinte, foi campeã Mundial Militar na classe J24. Depois vieram o ouro nos Jogos Mundiais Militares 2011, no Rio de Janeiro (RJ), na classe HPE, e o bronze na Universíade 2011, em Shenzhen, na China, na classe 470 ao lado da medalhista olímpica Isabel Swan. As duas ficaram em segundo lugar na seletiva olímpica brasileira para a categoria em 2012.

Parte da Equipe Brasileira de Vela está em Weymouth treinando na raia onde serão disputadas as regatas olímpicas. Robert Scheidt e Bruno Prada, por exemplo, fazem os últimos ajustes no Star para tentar o ouro olímpico. Os outros brasileiros na Inglaterra durante o período de treinos são Bruno Fontes (Laser), Ricardo Winicki (RS:X) e Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470).

 

Martine disputa regata em Ilhabela

Antes de viajar para a Inglaterra, a Martine mostrará seu currículo multidisciplinar na Rolex Ilhabela Sailing Week, que será realizada de 7 a 14 de julho. Ela comandará o HPE Atik no evento considerado o maior da América Latina de vela de oceano. O veleiro de 25 pés é o mais parecido com os monitipos olímpicos.

"Velejar contra os homens nessa classe é bastante difícil, mas no ano passado mostramos que podemos vencer. Os adversários treinam cada vez mais na categoria e isso deixa as regatas bem disputadas", conta a atleta, que espera sair com o título dessa vez por um motivo. "O Robert Scheidt não irá a Ilhabela", brinca Martine, que terminou em terceiro lugar no ano passado, com a mesma tripulação que competirá este ano: sua parceira no 470, Isabel Swan, as irmãs Renata e Fernanda Decnop e Juliana Mota. A Rolex Ilhabela Sailing Week terá 150 barcos de cinco classes e contará com outros medalhistas olímpicos como Bruno Prada, Lars Grael e o pai da Martine, Torben Grael.

 

Veja também:

 

Fonte: ZDL
Foto: Marcio Rodrigues/mipx