Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Promoção “Você de Arrais” - Concorra a um curso de Arrais Amador ou Motonauta

Notícias

Promoção “Você de Arrais” - Concorra a um curso de Arrais Amador ou Motonauta

12/11/2012
Compartilhar

Em parceria com a Marina Porto Seguro, o Bombarco dará, durante um ano, um curso de Arrais Amador ou Motonauta por mês.

Como participar

Para entrar na disputa, basta acessar http://www.bombarco.com.br/vocedearrais e seguir os passos:

1. Preencha o cadastro e envie a sua foto com o tema “Pet a bordo”, válido até 7 de janeiro de 2013;

2. Espere a notificação de que sua foto foi aprovada e publicada na página do Bombarco no Facebook;

3. Curta a página do Bombarco no Facebook;

4. Peça para os seus amigos curtirem a sua foto e torça para receber o maior número de curtidas.

Como é o curso

Ricardo Sylvestre, da Marina Porto Seguro, explica que o curso de Arrais  consiste uma aula teórica, geralmente ministrada aos domingos e com duração de quatro horas, e seis horas de aula prática, distribuídas em diferentes dias. O aluno faz a aula prática embarcado junto com um professor, “devidamente registrado na Marinha para administrar cursos e com mais de 20 anos de experiência”.

O curso de motonauta também tem uma aula teórica e três horas de aula prática, o aluno pilota o jet ski com professor na garupa.

Depois do curso, os alunos podem prestar a prova ministrada pela marinha para obter a habilitação náutica; é preciso acertar pelo menos 50% das questões. O valor da inscrição da prova também está incluso no prêmio.

A validade da carteira é de 10 anos.

Porque fazer

Com as recentes mudanças nas regras para obter habilitação náutica, quem quiser pilotar uma lancha ou uma moto aquática (jet ski) terá que, além de passar pela já antes exigida prova teórica, apresentar um certificado que comprove um número mínimo de horas embarcado, ou seja, terá que provar conhecimento teórico e prático. Para Arrais Amador, é preciso comprovar seis horas embarcado; para motonauta, três.

Somente entidades credenciadas pela Marinha do Brasil podem emitir o certificado de embarcado, comprovando o mínimo de horas práticas, seja para pilotar barco ou moto aquática. E, para receber o credenciamento, as marinas também passam por um processo que dá o direito de oferecer os cursos, emitir o certificado de embarcado e ficam listadas na Capitania dos Portos da região em que atua. Nos sites das Capitanias dos Portos de cada estado é possível encontrar uma lista com as entidades aptas a emitir o certificado. A Marinha lista todas as capitanias em seu site.

“Acho que com estas mudanças os alunos irão ter a habilitação náutica com um pouco de noção de como é navegar com uma lancha ou uma moto aquática, ao contrário de antes, quando o aluno tinha a habilitação náutica sem ter nunca entrado em um barco,” comentou Sylvestre sobre as novas regras .

Não perca tempo e mande já sua foto!

 



Redação Bombarco
Foto: Uniboats