Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regata de percuso abre terceira etapa da Copa Mitsubushi Motors em Ilhabela

Notícias

Regata de percuso abre terceira etapa da Copa Mitsubushi Motors em Ilhabela

18/09/2010
Compartilhar

Ilhabela (SP) - O frio e a garoa do sábado não impediram a abertura da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors - X Circuito Ilhabela de Vela de Oceano. Uma regata de percurso, disputada no Canal de São Sebastião, no Litoral Norte, por 30 barcos, marcou o início da competição que prossegue neste domingo, com mais duas regatas.

Com a entrada do vento sul, entre 6 e 10 nós, a Comissão do Yacht Club de Ilhabela realizou apenas uma regata. Em uma largada única, em frente ao YCI, a flotilha seguiu rumo ao sul, tendo de contornar o Farol dos Moleques e retornar pelo Canal até a Ponta das Canas, voltar novamente em direção à chegada em frente ao Clube. A forte correnteza no Canal, porém, obrigou a redução da regata, de 13,5 para 10,2 milhas (19 quilômetros), e a linha de chegada foi mudada para a Ponta das Canas.

Na classe ORC Club 600, o favorito Orson Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, foi superado pelo Fantasma, comandado por Reginaldo Costa, por apenas seis segundos no tempo corrigido. "Estou satisfeito pelo resultado, já que nossa tripulação está incompleta. Acertamos nossa tática e isso foi importante para acertar o caminho também".

O Jazz, comandado por Valéria Ravani, que competia na ORC Club e neste ano mudou para a RGS-A, teve ótima performance e terminou na frente. "Considerando o clima ruim do sábado, fizemos uma boa participação. Estamos com uma tripulação reduzida e espero uma regata mais difícil neste domingo".

Harpia III foi o fita azul - O segundo colocado na RGS-A também se destacou na abertura da terceira etapa. O Harpia III, um beneteau 46, foi o fita azul, o primeiro barco a cruzar a linha de chegada, em 1h57min17s. "A regata foi muito divertida, as condições estavam boas e espero que neste domingo consigamos outro resultado parecido", contou o comandante Gonçalo Sá.

Na RGS-B, o BL-3 Bematech, do comandante Clauberto Andrade fez bonito e ficou em primeiro lugar. "Acredito que todos os barcos tiveram dificuldade, afinal o vento estava rondado. Após o Farol dos Moleques, foi mais difícil porque o vento ficou mais forte, mas a tripulação, formada por alunos da BL-3, ficou atenta o tempo todo. Todos estão de parabéns", afirmou.

A Classe HPE, com seis barcos, foi vencida pelo Ginga, comandado neste sábado por Vicente Melo Monteiro. O proprietário do barco que lidera a Copa Mitsubishi, Breno Chvaicer, está afastado por causa de uma contusão no ombro e deve retornar para a última do campeonato, programada para os dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro.

"O Breno faz muita falta, mas conseguimos vencer após fazer uma tática diferente para assumir a ponta. Esperamos manter a média de bons resultados nas próximas regatas", contou Vicente Monteiro. O Max, de Anderson Biason, atual campeão paulista e brasileiro, ficou em quarto lugar.

Peter Ficker sai na frente no Paulista de Star O Paulista de Star também teve início neste sábado na mesma raia da Copa Mitsubishi Motors. A vitória, na única regata do dia, foi da dupla Peter Ficker e Ubiratan Matos, seguido por Fábio Bodra e Arthur Lopes.

Classificação

ORC Club 600

1- Fantasma (Reginaldo Costa) - 1 pp
2- Orson Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 2
3- Asbar II (Sergio Klepacz) - 3

BRA RGS A
1- Jazz (Valéria Ravani) - 1
2- Harpia III (Gonçalo Sá) - 2

BRA RGS B
1- BL-3 Bematech (Clauberto Andrade) - 1
2- Palmares (José Romariz Filho) - 2
3- Blue Too/BL-3/Lalampe (Domingos Carelli Neto) - 3

BRA RGS C
1- Rainha/Marinas Nacionais (Leonardo Pacheco) - 1

HPE25
1- Ginga (Vicente Melo Monteiro) - 1
2- Stella Artois (Fábio Boccharelli) - 2
3- Vuarnet/Cotia (Eduardo Albernaz) - 3
4- Max (Anderson Biason) - 4
5- Iansã (Renato Coranga) - 5

Bico de Proa A
1- Cocoon (Marcelo Caggiano) - 1

Skipper 21
1- Saruê (Adoniran dos Reis) - 1
2- Alegria (Carlos Alberto Gallo) - 2
3- Sextante (Thomas Shaw) - 3

Delta 32
1- BL-3 / Bematech (Clauberto Andrade) - 1
2- Palmares (José Romariz Filho) - 2
3- Fantasma (Reginaldo Costa) - 3

Star
1- Peter Ficker / Ubiratan Matos - 1
2- Fábio Bodra / Arthur Lopes - 2
3- Maurício Bueno / Luis Felipe Mosquera - 3
4- Renato Valentim / Arno Buchli Junior - 4
5- Alessandro Pascolato / Henri Boening - 5

As premiações para os três primeiros colocados de cada Classe desta etapa serão efetuadas no dia 26, após as regatas, no YCI.

A terceira etapa do 10º Circuito Ilhabela - Copa Mitsubishi Motors tem organização e realização do YCI, com patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoio da Brancante Seguros e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Confira as fotos: Clique aqui!


Mais informações no site www.yci.com.br

Por Vinícius Cabral - Mtb.: 47.121

www.zdl.com.br