Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Regata de percuso abre terceira etapa da Copa Mitsubushi Motors em Ilhabela

18/09/2010
Compartilhar

Ilhabela (SP) - O frio e a garoa do sábado não impediram a abertura da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors - X Circuito Ilhabela de Vela de Oceano. Uma regata de percurso, disputada no Canal de São Sebastião, no Litoral Norte, por 30 barcos, marcou o início da competição que prossegue neste domingo, com mais duas regatas.

Com a entrada do vento sul, entre 6 e 10 nós, a Comissão do Yacht Club de Ilhabela realizou apenas uma regata. Em uma largada única, em frente ao YCI, a flotilha seguiu rumo ao sul, tendo de contornar o Farol dos Moleques e retornar pelo Canal até a Ponta das Canas, voltar novamente em direção à chegada em frente ao Clube. A forte correnteza no Canal, porém, obrigou a redução da regata, de 13,5 para 10,2 milhas (19 quilômetros), e a linha de chegada foi mudada para a Ponta das Canas.

Na classe ORC Club 600, o favorito Orson Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, foi superado pelo Fantasma, comandado por Reginaldo Costa, por apenas seis segundos no tempo corrigido. "Estou satisfeito pelo resultado, já que nossa tripulação está incompleta. Acertamos nossa tática e isso foi importante para acertar o caminho também".

O Jazz, comandado por Valéria Ravani, que competia na ORC Club e neste ano mudou para a RGS-A, teve ótima performance e terminou na frente. "Considerando o clima ruim do sábado, fizemos uma boa participação. Estamos com uma tripulação reduzida e espero uma regata mais difícil neste domingo".

Harpia III foi o fita azul - O segundo colocado na RGS-A também se destacou na abertura da terceira etapa. O Harpia III, um beneteau 46, foi o fita azul, o primeiro barco a cruzar a linha de chegada, em 1h57min17s. "A regata foi muito divertida, as condições estavam boas e espero que neste domingo consigamos outro resultado parecido", contou o comandante Gonçalo Sá.

Na RGS-B, o BL-3 Bematech, do comandante Clauberto Andrade fez bonito e ficou em primeiro lugar. "Acredito que todos os barcos tiveram dificuldade, afinal o vento estava rondado. Após o Farol dos Moleques, foi mais difícil porque o vento ficou mais forte, mas a tripulação, formada por alunos da BL-3, ficou atenta o tempo todo. Todos estão de parabéns", afirmou.

A Classe HPE, com seis barcos, foi vencida pelo Ginga, comandado neste sábado por Vicente Melo Monteiro. O proprietário do barco que lidera a Copa Mitsubishi, Breno Chvaicer, está afastado por causa de uma contusão no ombro e deve retornar para a última do campeonato, programada para os dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro.

"O Breno faz muita falta, mas conseguimos vencer após fazer uma tática diferente para assumir a ponta. Esperamos manter a média de bons resultados nas próximas regatas", contou Vicente Monteiro. O Max, de Anderson Biason, atual campeão paulista e brasileiro, ficou em quarto lugar.

Peter Ficker sai na frente no Paulista de Star O Paulista de Star também teve início neste sábado na mesma raia da Copa Mitsubishi Motors. A vitória, na única regata do dia, foi da dupla Peter Ficker e Ubiratan Matos, seguido por Fábio Bodra e Arthur Lopes.

Classificação

ORC Club 600

1- Fantasma (Reginaldo Costa) - 1 pp
2- Orson Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 2
3- Asbar II (Sergio Klepacz) - 3

BRA RGS A
1- Jazz (Valéria Ravani) - 1
2- Harpia III (Gonçalo Sá) - 2

BRA RGS B
1- BL-3 Bematech (Clauberto Andrade) - 1
2- Palmares (José Romariz Filho) - 2
3- Blue Too/BL-3/Lalampe (Domingos Carelli Neto) - 3

BRA RGS C
1- Rainha/Marinas Nacionais (Leonardo Pacheco) - 1

HPE25
1- Ginga (Vicente Melo Monteiro) - 1
2- Stella Artois (Fábio Boccharelli) - 2
3- Vuarnet/Cotia (Eduardo Albernaz) - 3
4- Max (Anderson Biason) - 4
5- Iansã (Renato Coranga) - 5

Bico de Proa A
1- Cocoon (Marcelo Caggiano) - 1

Skipper 21
1- Saruê (Adoniran dos Reis) - 1
2- Alegria (Carlos Alberto Gallo) - 2
3- Sextante (Thomas Shaw) - 3

Delta 32
1- BL-3 / Bematech (Clauberto Andrade) - 1
2- Palmares (José Romariz Filho) - 2
3- Fantasma (Reginaldo Costa) - 3

Star
1- Peter Ficker / Ubiratan Matos - 1
2- Fábio Bodra / Arthur Lopes - 2
3- Maurício Bueno / Luis Felipe Mosquera - 3
4- Renato Valentim / Arno Buchli Junior - 4
5- Alessandro Pascolato / Henri Boening - 5

As premiações para os três primeiros colocados de cada Classe desta etapa serão efetuadas no dia 26, após as regatas, no YCI.

A terceira etapa do 10º Circuito Ilhabela - Copa Mitsubishi Motors tem organização e realização do YCI, com patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoio da Brancante Seguros e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Confira as fotos: Clique aqui!


Mais informações no site www.yci.com.br

Por Vinícius Cabral - Mtb.: 47.121

www.zdl.com.br