Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regata de Veleiros Clássicos: Chuva marca último dia da etapa Búzios

Notícias

Regata de Veleiros Clássicos: Chuva marca último dia da etapa Búzios

26/11/2012
Compartilhar

O último dia etapa Búzios, da sétima edição da Regata de Veleiros Clássicos foi marcada por chuva forte, mas os veleiros enfrentaram bem as condições e conseguiram cumprir o trajeto, alguns com desempenho até melhor do que o apresentado no sábado, 24, que sol e mar azul. A largada ocorreu por volta das 13h no Iate Clube de Búzios, com ventos de cerca de 10 nós.

Entre os favoritos, o Lady Lou, de Torben Grael, que no sábado não conseguira completar a prova, fez bonito e foi o campeão da classe C. Segundo o comandante, o prazer de participar da regata de veleiros clássicos se sobrepõe ao resultado. “Aqui nessa regata temos um clima diferente, com um astral leve. Gosto muito de vir com minha família. Mas quando estamos no barco, competindo, não tem brincadeira. Esse sentimento de competição é um traço muito forte de nossa família”, afirma descontraído Torben.

Clássicos são veleiros com mais de 30 anos. E entre os que participam da prova, vale ressaltar o Cairu III, lançado em 1960. O barco venceu na categoria D, tendo a bordo o experiente Wilson Teixeira, de 84 anos, que voltou ao veleiro depois de 50 anos. “Velejo há 63 anos e a primeira vez que subi a bordo do Cairu III foi em 1962, quando fizemos a regata Buenos Aires-Rio”, conta o velejador, que faz questão de frisar que ainda veleja na classe Laser, um barco bastante pequeno e que exige bastante agilidade do comandante.

O circuito 2012 das regatas clássicas se encerrou em Búzios, com três etapas. Para 2013, espera-se uma mudança: as regras serão ajustadas para que barcos de todas as categorias disputem entre si.

“Ano que vem, além das categorias existentes, mediremos os barcos pelas medidas padrão e assim teremos uma espécie de hand cap, de forma que haverá competição entre todos os barcos independente de sua classe, aumentando consideravelmente a competitividade”, explica Loic Gosselin, idealizador do evento.

Classificação

Bateras
1º - Graciosa
2º - Habilidosa
3º - Assanhada
4º - Charmosa
5º - Jeitosa
6º - Fogosa
7º - Dourada
8º - Sacuritá
9º - Atrevida
10º - Pérola Negra

Veleiros Classe A
1º - Aragem
2º - Thalassa

Veleiros Classe B
1º - Menino do Rio II
2º - Sakumé

Veleiros Classe C
1º - Lady Lou
2º - Viva

Veleiros Classe D
1º - Cairu III
2º - Cangrejo

Veleiros Classe E
1º - Cangaceiro
2º - Curimam

Veleiros Classe F
1º - Macanudo
2º - Squalus

 

 

Veja também:

 

Redação Bombarco
Fonte: Mídia Bacana
Fotos: Marco Teixeira