Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regata Ecológica na Represa Guarapiranga marca comemoração do Dia Mundial da Água

Notícias

Regata Ecológica na Represa Guarapiranga marca comemoração do Dia Mundial da Água

26/03/2013
Compartilhar

No domingo, 24 de março, foi realizada a segunda Regata Ecológica Nossa Guarapiranga, na Represa Guarapiranga, em São Paulo, organizada Yacht Club Santo Amaro (YCSA) com apoio da Sabesp e do Governo do Estado de São Paulo. O evento, que reuniu mais de 70 velejadores, fez parte comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março) e também contou uma palestra sobre o trabalho de preservação realizado no local.

O evento foi idealizado em 2012 pelo velejador Marcos Ferrari para colocar em evidência as ações de preservação ambiental realizadas pela Sabesp na Represa Guarapiranga, que abastece quatro milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Antes da prova, os velejadores assistiram a uma rápida palestra de Alexandre Bueno, da Sabesp, a respeito dessas ações e a importância do envolvimento de todos os que fazem uso do manancial. Uma equipe de coleta fez uma demonstração da limpeza e da operação das ecobarreiras instaladas no local.  
"A represa está cada vez mais limpa. Todos os que utilizam o manancial de alguma forma se tornaram ainda mais conscientes sobre a necessidade de preservar o ambiente. Quem treina todos os dias na Guarapiranga, como nós, percebe claramente a diferença", analisou Ferrari. O velejador, em ritmo de preparação para o Campeonato Sul-Brasileiro de Hobie Cat, que terá início na quinta-feira, 28 de março, deixou os treinos de lado no domingo para cuidar da organização da regata na represa. "Valeu a pena perder um dia de treino para estar ao lado de todos esses velejadores, num evento tão importante", contou.

Com largada às 15h, a regata teve ventos médios soprando do quadrante leste e rajadas que alcançaram 12 nós, proporcionando as condições ideais de competição para os 25 veleiros Mini Oceânicos presentes. "Foi um dia perfeito de disputa, fechando com chave de ouro as comemorações pelo Dia Mundial da Água. E, no final da tarde, após a cerimônia de premiação, ainda tivemos um verdadeiro dilúvio na represa, marcando ainda mais o significado do evento", comentou Ferrari.

Taça dos Lagos

O próximo passo para o projeto de conscientização ambiental dentro da Guarapiranga deve ser a Taça dos Lagos, tradicional competição local. A 64ª edição será realizada em 11 de maio, e a expectativa é que mais de 250 embarcações participem da disputa, que percorre todos os lagos da represa. "É uma regata única, longa, com cerca de três horas de duração", explicou Marcos Ferrari. "Será uma grande oportunidade de mostrar o grande trabalho da Sabesp em toda a região", completou.

Resultados da regata

Fita Azul
1º - Prozak (J24) - Marcio Finamori, Walter Fisher, Eduardo Lamas e Roberto Ornelas - Sailing Center

Maxi Boat
1º - Absoluto (Fast 30’ One Off) - Domingos "Mingola" da Silva Junior e equipe - Tempo Wind Clube

Mini Oceano
1º - Azulão (Delta 21) - Marcelo Polônio, Ligia Stocco Polônio e Eduard Polônio
2º - Nanuk (Delta 21) - Levi Oliveira Junior, Rosemarie Bastos, Iris Poffo e Mario Oliveira
3º - Prozak (J24) - Marcio Finamori, Walter Fisher, Eduardo Lamas e Roberto Ornelas

Marreco 16
1º - Poita - Cássio Lopes e Alice Cohen - Clube de Campo Castelo
2º - PS - Nelcides de Souza, Maria Helena M.P. Souza e Ana Luiza M.P. Souza - Sailing Center
3º - Caipiroba - Marcos Duarte e Roberto Luca - Clube de Campo Castelo

Limpeza e preservação da Guarapiranga

O trabalho de limpeza e preservação ambiental da Represa de Guarapiranga foi iniciado em junho de 2011 pela Sabesp, e atua em três eixos: remoção de lixo, reflorestamento e controle de plantas aquáticas.

O reservatório possui hoje 11 ecobarreiras instaladas em diferentes pontos, retendo o lixo que chega dos córregos. Esse material é recolhido diariamente por barcos pequenos e levado para aterros sanitários. Além disso, uma embarcação maior captura o lixo profundo, até seis metros submerso na represa.

Outra embarcação retira o excesso de plantas aquáticas dentro da represa - na Guarapiranga, existem mais de 80 tipos de macrófitas, como são chamadas. E as Ilhas e margens da represa já receberam o plantio de mudas, que têm como função recuperar a vegetação e evitar a erosão do solo.

 

Redação Bombarco
Fonte: Local da Comunicação
Fotos: Bruno Cocozza/Bombarco