Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regra da BRA-RGS promete disputas acirradas na terceira etapa da Copa Suzuki Jimny

Notícias

Regra da BRA-RGS promete disputas acirradas na terceira etapa da Copa Suzuki Jimny

16/09/2011
Compartilhar

A classe BRA-RGS manterá o sistema de troféu transitório para a disputa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica, que acontece durante a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny. A categoria deverá receber mais de 20 barcos durante o evento nos dias 17,18,24 e 25 de setembro, no Yacht Club de Ilhabela.

Para deixar as regatas mais técnicas e acirradas, a categoria decidiu nos últimos dois anos colocar todas as divisões da BRA-RGS (A, B, C e Cruiser) para competir entre si. As embarcações são diferentes no tamanho e na estrutura, por isso existe a necessidade de aplicação de uma fórmula para definir um vencedor.

Em 2009, quem ganhou o Paulista foi o Kanibal (Ubatuba) e, em 2010, o Mandinga (Santos). Com a regra atualizada no início de 2011 e medições técnicas, a RGS tem hoje equilíbrio na sua flotilha, independentemente do ano, tamanho ou equipamento do veleiro.

Os barcos da categoria, além de correr regatas, podem ser usados para lazer. Prova disso é crescimento anual da classe BRA-RGS, não só em relação à quantidade de veleiros, mas também pelo nível técnico nas regatas.

Só na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2011 mais de 80 embarcações disputaram o título do maior evento de vela oceânica da América Latina.

Mais novidades

A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny terá disputas em outras classes como ORC,HPE25, C30, Delta 32 e Skipper 21. Todas também disputam o Campeonato Paulista de Oceano. A competição marca também a estreia mundial de uma nova classe one design (barcos com o mesmo formato e desenho): a C30, com dois veleiros recém-construídos, em São José dos Campos.

Os velejadores podem fazer a inscrição nos dias 16 e 17 de setembro na sede do YCI e o valor é de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim). A organização informou também que a estadia dos veleiros competidores é livre no Yacht Club de Ilhabela para os barcos de outras cidades de 10 de setembro até 1º de outubro de 2011.

Escolha de nova classe

O Touché, que domina a classe ORC no país, foi vendido para velejadores da Bahia e não disputará as etapas finais da Copa Suzuki Jimny. O comandante Ernesto Breda reservará os últimos meses de 2011 para estudar o cenário da vela mundial e escolher uma nova categoria para competir.

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro, com a tradicional Regata Volta a Ilhabela.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Aline Bassi / Balaio