Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rio de Janeiro recebe final do Extreme Sailing Series até 2015

Notícias

Rio de Janeiro recebe final do Extreme Sailing Series até 2015

04/10/2012
Compartilhar

A OC Sport e a BR Marinas anunciaram na última quarta-feira, 03 de outubro, durante o São Paulo Boat Show, que a etapa final da temporada 2012 do Extreme Sailing Series será realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de dezembro. O trajeto começa com uma disputa em mar aberto já no primeiro dia, diante da Praia de Copacabana. A seguir, o público terá três dias de stadium racing na Praia do Flamengo, ou seja, competições muito próximas à orla.

Será a primeira apresentação em águas sul-americanas do emocionante torneio da vela mundial. O campeonato terá uma etapa no Rio até 2015, completando os quatro anos de contrato.

A etapa brasileira será o ponto final de onze meses de competição, em várias das principais cidades do globo e deve marcar a decisão do título da Extreme Sailing Series. Ao final de sua sexta temporada, o torneio terá visitado em 2012 sete cidades, em três continentes, antes de fazer sua estreia sul-americana.

A Extreme Sailing Series tem se firmado como sensação entre os amantes dos esportes náuticos por seu formato inovador, que oferece ao público a experiência de assistir a uma competição de iatismo disputada em algo similar a uma arena (stadium racing) - ou seja, a apenas poucos metros das embarcações. Capazes de alcançar altas velocidades, os catamarãs do Extreme Sailing são inspirados nas mais velozes embarcações olímpicas, mas com o dobro do tamanho e ainda mais velocidade.

As equipes competem em velocidades extremas, cruzando trajetos bastante exigentes, geralmente a distâncias mínimas da praia.

"Como uma empresa que tem suas raízes em atividades náuticas, estamos entusiasmados em poder oferecer aos brasileiros um espetáculo do nível do Extreme Sailing", disse Gabriela Lobato, presidente da BR Marinas.

"O Brasil possui 9,2 mil quilômetros de costa, recortada por belíssimos cenários. Somente isso já dá uma ideia da enorme vocação do país para o esporte e turismo náutico. E acho que nosso potencial ainda está longe de ter alcançado seu ápice, mesmo se considerarmos as conquistas fabulosas de ídolos como Lars e Torben Grael, Robert Scheidt e Bruno Prada. Também é importante frisar que um evento com a projeção mundial como tem o Extreme Sailing é essencial para promover o país como um destino náutico internacional. Esperamos que a vinda do Extreme Sailing ajude a desenvolver essa vocação e fomente o surgimento de outras estrelas para o país", afirmou Lobato.


"O Extreme Sailing Series deixou de ser um campeonato europeu para se tornar uma disputa mundial", observou Mark Turner, chairman executivo da OC Sport, organizadora do Extreme Sailing Series. "O Rio de Janeiro adiciona outro marco histórico para o torneio, já que, pela primeira vez, visitaremos a América do Sul, com a cidade do Rio ingressando em um calendário que já reúne diversas cidades importantes. É essencial para o Extreme Sailing que o trajeto seja o mais exigente possível, ao mesmo tempo em que ele aconteça muito perto do público. A costa do Rio de Janeiro se encaixa perfeitamente nessas premissas, e não há dúvidas de que será um local espetacular para terminarmos uma temporada 2012 extremamente bem-sucedida", completou.

Calendário 2012 do Extreme Sailing Series

Act 1: Muscat, Omã - 28 de fevereiro a 2 de março
Act 2: Qingdao, China - 17 a 20 de abril
Act 3: Istanbul, Turquia - 7 a 10 de junho
Act 4: Porto, Portugal - 5 a 8 de julho
Act 5: Cardiff, País de Gales - 30 de agosto a 2 de setembro
Act 7: Nice, França - 18 a 21 de outubro
Act 8: Rio de Janeiro, Brasil - 6 a 9 de dezembro

Para mais informações sobre o Extreme Sailing Series, visite:
www.extremesailingseries.com

Redação Bombarco
Fonte: XYZ Live Press
Foto: Diogo Lucato