Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rivalidade entre clubes náuticos do Rio de Janeiro agita Match Race Brasil

Notícias

Rivalidade entre clubes náuticos do Rio de Janeiro agita Match Race Brasil

04/05/2011
Compartilhar

A rivalidade entre os clubes náuticos do Estado do Rio de Janeiro será colocada à prova no Match Race Brasil 2011. O evento começa nesta sexta-feira, dia 6, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Doze equipes de seis Estados confirmaram presença na competição barco contra barco deste ano, e a maior parte é do Rio de Janeiro.

O atual bicampeão, Rio Yacht Club, e o Clube Naval Charitas defendem a cidade de Niterói. A região dos Lagos será representada pelo Búzios Vela Clube. As Forças Armadas terão dois times no Match Race: Marinha do Brasil e Grêmio Escola Naval. Já os donos da casa, o Iate Clube do Rio de Janeiro, são apontados como favoritos ao título ao lado da Marina da Glória, ambos da cidade maravilhosa.

O objetivo de todas as tripulações será acabar com a hegemonia do Rio Yacht Club, de Torben Grael. O time de Niterói venceu as duas últimas edições do Match Race Brasil. Os resultados do clube, carinhosamente chamado de Aldeia Gaulesa do Asterix, impressionam não só no Match Race, mas também nas classes olímpicas.

A família Grael (Torben e Lars) é prova desse sucesso com sete medalhas olímpicas, sem contar os títulos mundiais e as conquistas na vela de oceano mundo afora.

Alan Adler, comandante do Marina da Glória na disputa, quer garantir o primeiro lugar da equipe já que há dois anos é a vice-campeã do evento.

Os outros concorrentes ao título são: Marinha do Brasil, com Henrique Haddad, e Iate clube do Rio de Janeiro, com Maurício Santa Cruz.

Além dos sete representantes fluminenses, o evento terá Yacht Club Santo Amaro (SP), Cabanga Iate Clube (PE), Iate Clube Lagoa dos Ingleses (MG), Brasília Iate Clube (DF) e Veleiros do Sul (RS).

YCSA defende São Paulo

A vela paulista será representada pelo Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) no Match Race Brasil 2011. A equipe será comandada por Felipe Echenique, terceiro sul-americano mais bem colocado no ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF) na classe.

A tripulação do YCSA terá também João Hackerott, André Ubinha, Enrico Francavilla, Fábio Bodra, Daniel Fromer, Sidney Bloch e Mariana Peccicacco. O objetivo da equipe é alcançar as semifinais da competição

Felipe Echenique tem 38 anos e no currículo, além de disputas em Match Race e Lightning, uma participação em Olimpíada. Nos jogos de Atlanta/96, o velejador, que tem dupla nacionalidade, defendeu o Chile na classe Laser e ficou em 19º lugar. A medalha de ouro, entretanto, veio para o Brasil com Robert Scheidt.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: AGIF