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Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 terá raias especiais para barcos menores

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Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 terá raias especiais para barcos menores

23/05/2013
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A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013, que completa 40 anos nesta temporada e será disputado entre os dias 6 e 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), terá um novo sistema para montagem das raias para as classes ORC, C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE e Star. Sempre atenta às novidades do setor, a Comissão de Regatas irá definir duas áreas especiais para garantir um resultado justo e disputas equilibradas na água.

Mais de 20 profissionais são destacados apenas para montar as raias, serviço que inclui a colocação de boias, demarcação das distâncias, escolha da melhor área com mais ventos e segurança. "Os escolhidos são altamente qualificados e acostumados com montagem de grandes eventos náuticos. A Rolex Ilhabela Sailing Week atingiu um patamar de nível internacional e é a competição mais aguardada da temporada da América Latina", diz Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do YCI.

E por falar em raia, a primeira, que será instalada na área de baixio (parte rasa do Canal de São Sebastião), será exclusiva para os barcos das classes HPE e Star. A segunda fica para os veleiros maiores, como RGS, ORC, C30 e S40, que tem mais opções para escolha do local na água. "Definir as raias em função do vento e tipo de barco é fundamental para o sucesso de uma regata. O resultado é justo separando os veleiros por suas características", lembra Cuca Sodré, coordenador da Comissão de Regatas.

A Rolex Ilhabela Sailing Week definiu também uma zona proibida para navegação, ou seja, os barcos da ORC, RGS, C30 e S40 não poderão velejar na região do baixio no Canal de São Sebastião. A área será demarcada com boias pequenas, com intenção de garantir a segurança das equipes.

Para a Regata de Alcatrazes por Boreste, prova que abre a Semana de Vela de Ilhabela em 2013, além do apoio da Marinha do Brasil, o evento disponibilizará uma traineira de grande porte para socorrer eventuais quebras de barcos. A embarcação ficará ancorada na região da Ponta da Sela e será acionada pela organização caso necessário.

As regatas barla-sota para Star e HPE terão aproximadamente cinco milhas náuticas (9,3 km). Para os barcos maiores, as provas terão até nove milhas (16,7 km). "Depende muito da velocidade do vento também, quanto mais forte estiver o vento, maior a raia. Nessa temporada teremos mais regatas de percurso", antecipa Cuca Sodré.

Em 2013, a Star entra no calendário como comemoração aos 40 anos da Rolex Ilhabela Sailing Week. Mais um desafio para a organização. "A Star é a principal categoria olímpica do país, pois rendeu medalhas ao Brasil em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais. Por isso, vamos fazer as regatas como o staristas estão acostumados, garantindo a qualidade técnica", finaliza Sodré.

Os árbitros também serão destaque da Rolex Ilhabela Sailing Week. Em cada raia será escalado um juiz principal com um grupo de especialistas com certificação internacional e nacional. Além disso, a competição terá novamente os umpires (árbitros que julgam os resultados imediatamente na água). Os profissionais ficam divididos nas duas raias.

Inscrições continuam abertas

Para participar da Semana de vela de Ilhabela, os velejadores devem acessar o site www.risw.com.br e seguir o procedimento indicado para inscrição. Os participantes devem garantir presença de 1º de maio até 30 de junho. Terão 25% de desconto os veleiros que ficarem em seus clubes de origem, outros clubes com eles conveniados ou com amarras próprias ou alugadas. Neste caso, os valores serão de R$ 200,00 por tripulante, de 1º a 31 de maio; de R$ 240,00, entre 1º e 15 de junho; e de R$ 300,00, entre 16 e 30 de junho.

Os valores das inscrições para os barcos que queiram ficar em poitas ou amarras do Yacht Club de Ilhabela são os seguintes: R$ 270,00 por tripulante, de 1º a 31 de maio; R$ 320,00, de 1º a 15 de junho; e sobe para R$ 400,00 entre 16 e 30 de junho. Vale lembrar que a quantidade de vagas nas dependências do clube é limitada. Além disso, a organização distribuirá as vagas conforme julgar adequado à natureza das embarcações inscritas.

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Ronald Kraag/Bombarco