Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week - Última semana de inscrições

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week - Última semana de inscrições

25/06/2012
Compartilhar

As inscrições para a 39ª Rolex Ilhabela Sailing Week estão quase acabando e os velejadores devem literalmente correr para participar do maior evento de vela oceânica da América Latina. Restam poucas vagas para a competição, que será realizada entre os dias 7 e 14 de julho no Yacht Club de Ilhabela, com presença de alguns dos melhores velejadores da América do Sul e equipes do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

A taxa está em R$ 400,00 por tripulante e o processo de inscrição é feito pela internet por meio do portal oficial do evento: www.risw.com.br. O número de barcos segue limitado a 150, para garantir melhor competitividade e segurança dos participantes - tanto nas raias, quanto nas dependências do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A organização comemora o sucesso da classe HPE, que deve bater recorde de barcos confirmados. A categoria é uma das mais populares da vela oceânica e os resultados quase sempre são imprevisíveis. "O ponto principal do sucesso da categoria 100% brasileira é custo benefício. Outro fator importante é que a classe não tem rating, ou seja, o barco que chega na frente vence as regatas. Outro aspecto é o número de tripulantes, quatro, mais fácil de juntar, além do custo menor", relata José Nolasco, diretor de vela do YCI. "A ideia da classe HPE nasceu no Yacht Club de Ilhabela e faz parte da história da vela oceânica nacional. As mudanças recentes, principalmente na área vélica, deixaram o veleiro mais ágil e os resultados estão cada vez mais equilibrados", completa.

Como já era previsto, a BRA-RGS lidera o número de inscritos com 60 veleiros confirmados entre as subdivisões A, B, C e Cruiser. O Icthus, que é um Fibramar Race 26, tentará o título da RGS C. "O mais interessante é rever os velejadores e aprender técnicas para otimizar o aproveitamento do vento bem como aprimorar a velejada em regatas, uma vez que estaremos competindo com os melhores", relata o comandante André Torrente. A tripulação é formada por surfistas e velejadores acostumados a regatas e travessias regionais. O barco foi desenvolvido na década de 80 para Lars Grael, um dos maiores nomes da vela de oceano do País.

As classes confirmadas na Rolex Sailing Week são: S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 8 de julho, com as regatas Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

 

Veja fotos da edição de 2011 da Rolex Ilhabela Sailing Week:

 

Fonte: ZDL
Fotos: Taciane Hirota/Bombarco