Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week: Ventos fracos marcam primeiro dia de regatas

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week: Ventos fracos marcam primeiro dia de regatas

08/07/2013
Compartilhar

A 40ª Rolex Ilhabela Sailing Week começou oficialmente no sábado, 6 de julho, mas a competição só começou mesmo no domingo, 7, de manhã. Infelizmente, o primeiro dia de regatas foi marcado por ventos fraco, entre 4 e 5 nós, e os velejadores sofreram para completar as disputadas do dia, a Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste e a Regata Renato Frankhental para as classes HPE e Star.

Na Frankhental, os velejadores tiveram muita dificuldade para cumprir o percurso de 14 milhas náuticas entre os Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Ponta da sela, no extremo Sul da ilha. Os velejadores que se deram melhor foram os que escolheram a parte da ilha para velejar e a vitória da classe Star ficou, surpreendentemente, com Luiz André de Almeida Reis e Alexandre Figueiredo de Freitas, do Iate Clube de Brasília.

"Dedico a vitória ao José Romariz Filho, comandante do barco Palmares e diretor do YCI, que conhece todo o regime de ventos da ilha,” afirmou Luiz André Almeida Reis. “As dicas dele antes da regata foram ousadas e deram certo. Na largada, nosso barco foi um dos únicos a sair pelo lado da praia. Percorremos a maior parte do percurso sem sofrer os impactos da corrente marinha. O dia foi tão interessante, que até a Ilha das Cabras nós éramos o Fita-Azul da regata. Lideramos toda a flotilha passando até os velozes S40. A vantagem foi tanta que até erramos uma montagem de boia,’ completou o velejador.

O Star é duas vezes menor do que o S40 - veleiro mais rápido e com área vélica maior. "A vitória foi histórica, ainda mais com os velejadores que estão na competição, como Robert Scheidt e Lars Grael. Nossa dupla chegou em Ilhabela sem pretensão de resultado e já ganhou a primeira regata", comemorou Reis, "Estamos pensando em embalar o barco e levá-lo de volta para Brasília", brincou o velejador.

O segundo lugar da classe ficou com o medalhista olímpico Reinaldo Conrad e Ubiratan de Oliveira, e o terceiro com Alessandro Pascolato e Henri Boening. Os até então favoritos ao tpitulo Robert Scheidt e Bruno Prada acabaram na quinta colocação. Em sétimo aparecem outra dupla de destaque da classe Lars Grael/Samuel Gonçalves.

"A regata deste domingo foi mais um festival. Mas a partir de terça-feira, com as provas barla-sota é possível controlar a flotilha, trabalhar com os ângulos e o entrosamento pode fazer a diferença", explicou o medalhista olímpico Bruno Prada. "Vamos usar a segunda-feira (8) para treinar e conseguir os resultados que esperamos," completou o parceiro de Scheidt.

Classe HPE

O barco campeão de 2011, Atrevido, enfrentou as mesmas dificuldades para vencer a primeira regata em Ilhabela, a Renato Frankhental. Com 25 veleiros na raia, o comandante Fábio Bocciarelli conseguiu o melhor desempenho. A escolha pelo melhor lado do vento deu o tom da regata de médio percurso na categoria. Quem migrou para o lado da ilha se deu bem. Mas quem optou pelo rumo de São Sebastião literalmente empacou.

"Vou pra casa comemorar o resultado. Pelo menos vou ser líder por dois dias da regata", falou rapidamente o apressado comandante Fábio Bocciarelli, que levou o Atrevido para a vitória na regata. Em segundo e terceiro apareceram Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) e Artemis (Luis Castellari), respectivamente.

A regata marcou a primeira participação do barco Hot Spot (Richard Adams). Os velejadores do Reino Unido vieram para o Brasil para conhecer a classe, uma das mais ativas da vela oceânica nacional. "Eu gostei de velejar em Ilhabela e na HPE. É um barco equilibrado e com uma flotilha bastante competitiva. Nossa jornada será difícil até o final do campeonato. Depois de um dia sem vento, esperamos melhorar a partir da terça-feira", analisou o Richard Adams, comandante do barco.

As classes Star e HPE voltam à raia na próxima terça-feira (9) para correr a segunda regata do programa. Será um percurso barla-sota, demarcado por duas boias, exigindo que os barcos velejem contra o vento e de vento em popa.

Falta de vento

As outras duas regatas da abertura da Semana de Vela de Ilhabela para as classes, a Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, de quase 60 milhas náuticas, e a Regata Ilha de Toque-Toque, de 30 milhas náuticas, também sofreram com a o vento fraco, com os primeiros barcos chegando ao YCI apenas na madrugada desta segunda-feira. O líder no início da prova foi Magia V/Energisa, do comandante Torben Grael, da classe S40.

Apesar de não ter previsão de chegada, existe limite de tempo para que os barcos cruzem a linha e varia de acordo com a classe. Na ORC, será às 9h30 desta segunda-feira. Na S40, ao meio-dia, e os barcos da RGS não podem ultrapassar as 16h.

Resultados

Star
1º - Luiz André Reis/Alexandre Freitas
2º - Reinaldo Conrad/Ubiratan de Oliveira
3º - Alessandro Pascolato/Henri Boening
4º - Marcelo Fuchs/Ronald Seifert
5º - Robert Scheidt/Bruno Prada
6º - Fábio Bruggioni/Marcelo Sansonev
7º - Lars Grael/Samuel Gonçalves
Os veleiros:Dupla de Dois, Los Rolingas, Mareio X e Surfin Bird não completaram a regata.

HPE
1º - Atrevido (Fabio Bocciarelli)
2º - Fit to Fly (Eduardo Mangabeira)
3º - Artemis (Luis Castellari)
4º - Ginga (José Vicente Mello Monteiro)
5º - Magoo (Augusto Falletti)
6º - Ser Glass (Marcelo Bellotti)
7º - Fuguinha (Otavio Cravo)
8º - Conquest (Marco Hidalgo)
9º - Atik (Escola Naval)
10º - Hot Spot (Richard Adams)

Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week


8 de julho
19h - Coquetel aos Comandantes

9 de julho
12h - Regatas de Barla-Sota ou Percurso
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela

10 de julho
11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela

11 de julho
12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
18h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
20h - Premiação Fita-Azul das regatas de percurso, incluindo placa em homenagem a Eduardo Souza Ramos, que será entregue ao barco que completar a prova de abertura em primeiro lugar

12 de julho
12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21

13 de julho
12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week

Redação Bombarco
Fonte: ZDl
Fotos: Rolex/Carlo Borlenghi, Fred Hoffmann/ZDL, Rolex/Carlo
Borlenghi