Sua mensagem foi enviada com sucesso!
San Chico 2 vence todas e é Bicampeão da Búzios Sailing Week 2011

Notícias

San Chico 2 vence todas e é Bicampeão da Búzios Sailing Week 2011

25/04/2011
Compartilhar

O sábado de aleluia, com um dia inesquecível de muito sol e excelentes ventos, marcou o encerramento da Búzios Sailing Week 2011.

Foram corridas duas regatas de Barla-Sota (entre boias, contra e a favor do vento) e o Tripp 33 "San Chico 2", do comandante Chico Freitas, do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, manteve a invencibilidade na classe ORC, a principal do evento, e garantiu o bicampeonato em águas buzianas com 5 vitórias em cinco provas.

"Estamos muito felizes. Desde o ano passado quando resolvemos deixar as regatas regionais e competir em nível nacional, temos nos divertido muito, velejado em lugares maravilhosos como Búzios e obtido bons resultados", declarou o comandante Xico Freitas. O vice-campeão na ORC foi o "Ângela Star", de Peter Siemsen, seguido pelo "Ventaneiro", de Renato Cunha, que terminou sendo o campeão na classe Beneteau 40.7.

Na classe RGS, o "Kee Kee", de Helio Nehrer, do Iate Clube do Rio de Janeiro, sagrou-se decacampeão da Búzios Sailing Week também com 100% de aproveitamento nas cinco regatas.

"Há muitos anos levamos a bandeira da classe RGS, uma regra que, como o nome já diz, é simplificada e permite que amadores também corram regatas e se divirtam. Foi legal ver nossa velinha branca de Dacron no meio dos grandalhões com velas de tecidos exóticos. A RGS tem que ser valorizada e estimulada", conclamou o comandante que venceu dez das 23 semanas de Vela realizadas em Búzios.

Atrás do carioca ficaram dois veleiros capixabas, o "Aventureiro", de Rodrigo Almeida, foi o vice-campeão e o "Phantom of the Opera", de Renato Avelar ficou em terceiro. "Vir para Búzios é sempre uma delícia, tanto que estamos querendo organizar uma regata Vitória-Búzios. Tenho certeza que será um sucesso!", entusiasmou-se Avelar, que é uma referência no Espírito Santo em termos de Vela de oceano.

IRC

A Búzios Sailing Week marcou a estreia da regra IRC no Brasil e um dos mais tradicionais veleiros de alto desempenho das águas nacionais, o "Contax/Sorsa", de Celso Quintela, foi o campeão antecipado na nova regra, com quatro vitórias nas quatro primeiras regatas, o que permitiu que o barco não precisasse correr a segunda regata deste sábado, resultado que foi descartado. Contando com uma tripulação profissional que incluía o medalhista olímpico Eduardo Penido, a embarcação do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi fita-azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada no tempo real) em todas as regatas que correu.

Com o vice-campeonato na IRC ficou o Carabelli 54 "Saravah". "Para nós foi um dia difícil, mas conseguimos garantir o vice apesar dos erros que cometemos e de ter uma vela rasgada. Acho que o barco mediu bem na IRC e ficou mais competitivo no tempo corrigido. Estou muito feliz com o resultado do Saravah e com o sucesso do evento", declarou o comandante Pierre Joullié que é também diretor de Vela do clube-sede da competição.

Para o ano de 2012 tanto o iate clube como a prefeitura da cidade prometem algumas novidades. A ideia é transformar o evento em algo mais presente na vida da cidade e que acabe envolvendo os milhares de turistas que lotam a península no feriadão. Telões, narração ao vivo e até mesmo público nas escunas estão sendo estudados. "Se tivermos o apoio de um bom patrocinador, temos condições de manter o charme do evento para os velejadores e ainda oferecermos algo para os turistas, como um show de encerramento gratuito no centro da cidade, por exemplo", diz Alain Joullié, Comodoro ICAB e organizador da semana de Vela.

A Búzios Sailing Week foi organizada pelo ICAB - Iate Clube Armação de Búzios e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Búzios, da Coca-Cola e da Feverj - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, também no feriado de Páscoa, será realizada a 24ª edição do evento.

Campeões (após 5 regatas e um descarte do pior resultado)

ORC - San Chico 2, Francisco Freitas
IRC - Sorsa, Celso Quintella
RGS - Kee Kee, Helio Nehrer
Benteau 40.7 - Ventaneiro, Renato Cunha
Skipper 21 - Angra, Rodolfo J. F. Souza
Cruzeiro - Varuna, Ronaldo M. Fernandes

Redação: Bombarco
Fonte: Velassessoria
Foto:
Gonzalo Arselli